Título
Metaverse integration in the fashion industry
Autor
Fernandes, Ricardo Nuno Cavaleiro
Resumo
pt
A dissertação tem como âmbito investigar a influência do Metaverso e as suas
tecnologias no setor da moda, com ênfase em tecnologias como a Realidade Virtual (RV),
Realidade Aumentada (RA) e Inteligência Artificial (IA) para aprimorar a experiência e a
satisfação do cliente através de uma análise aprofundada de Metaverse Driven Products, que se
caraterizam por ser produtos que têm como base as tecnologias anteriormente mencionadas.
Esta dissertação começa por examinar o desenvolvimento do Metaverso, desde uma
ideia de ficção científica, até a um ambiente virtual em crescimento, onde os usuários interagem
e realizam transações. Também se fornece um panorama sobre a indústria da moda, seus pain
points e o comportamento dos consumidores dentro desse setor.
De uma forma mais prática, a dissertação contemplará uma análise estatística a fim de
provar a correlação entre o uso de tecnologias e a satisfação do cliente, através de um
questionário. Neste questionário, para além de comprovar a relação entre os tópicos, permite
também fazer uma outra análise relacionada com os Metaverse Driven Products, de modo a
perceber quais os mais impactantes para o consumidor.
As principais conclusões indicam que, embora exista uma correlação forte entre as
tecnologias usadas nos Metaverse Driven Products e a satisfação do consumidor, verificada
através de testes estatísticos, e que tecnologias, para a amostra em questão, sejam mais valiosas
do que outras, o maior insight é que existe um gap entre a falta de inovação na experiência do
consumidor, e uma oportunidade de exploração dos produtos.
en
This paper investigates the influence of the Metaverse and its technologies in the fashion
sector, with an emphasis on the potential of Virtual Reality (VR), Augmented Reality (AR),
and Artificial Intelligence (AI), aligned with Metaverse Driven Products to enhance customer
experience and satisfaction through an in-depth analysis.
This paper starts by understanding the development of the Metaverse from an idea
originated in science fiction to a growing virtual environment where users engage and conduct
transactions.
Then it also gives a complete background on the fashion industry, its pain points and its
evolution through Metaverse Driven Products, and other topics. In this paper the products
chosen were the Virtual Try On, Virtual Showrooms and Virtual Size Advisor.
On a more practical note, the paper will also incorporate a statistical analysis on a
survey, in order to prove the correlation between the use of technologies and customer
satisfaction.
This dissertation emphasizes the substantial prospects that Metaverse-powered
technologies provide to the fashion industry. However, it also recognizes the obstacles, such as
technical constraints and the need to establish customer confidence, that need to be resolved in
order to achieve general acceptance.
The key findings indicate it exists a correlation, statistically proven, between the
Customer Satisfaction and the use of technologies such as VR, AI and AR, and that although
some technologies, to the sample in question, are more valuable than others, the biggest insight
is that it exists a gap between the lack of innovation in the consumer experience, due to
unpredictability of the consumer behavior and an opportunity to explore these Metaverse
Driven Products and its technologies.