Título
Strategic plan for Adagio startup: Digital networking for experiencing and co-creating responsible tourism in Italy
Autor
Nardin, Matteo
Resumo
pt
O trabalho do projecto, estruturado como um Plano Estratégico, pretende propor uma ideia
de negócio com o objectivo de contribuir para o desenvolvimento turístico sustentável e
responsável em Itália através do envolvimento de inovações digitais. O trabalho tem
objectivos tanto académicos como empresariais. A revisão bibliográfica destaca a
importância de tomar medidas responsáveis e, afirma o papel central das redes digitais
como um meio de promover abordagens sustentáveis. A análise de mercado sublinha a
centralidade da sustentabilidade e da digitalização no turismo e o papel das associações
como partes interessadas e, das certificações como instrumentos de garantia, sendo que a
análise interna destaca a relevância dos recursos humanos e dos conceitos de co-criação e
comunidade nas relações com os clientes no âmbito do negócio proposto. O confronto das
duas análises define a competitividade que está na base da estratégia. Por conseguinte, o
Plano Estratégico apresenta as decisões tomadas a fim de desenvolver a ideia de negócio
desde a fase de startup digital até à fase de aumento de escala. O negócio, denominado
Adagio, é representado por uma aplicação móvel que funciona como uma organização sem
fins lucrativos, e a estratégia centra-se num nicho de mercado. Na fase de implementação, o
acompanhamento constante das operações e o aperfeiçoamento da proposta visam
responder às necessidades dos visitantes, preservando ao mesmo tempo o carácter
orientado para os valores. Este trabalho propõe uma ideia de negócio com o potencial de
alterar positivamente as modalidades de viagem, das quais pode beneficiar a sociedade e o
ambiente.
en
The project work, structured as a Strategic Plan, intends to propose an idea of business with
the objective of contributing to sustainable and responsible tourism development in Italy
through the involvement of digital innovations. The work has both academic and business
oriented goals. The literature review highlights the importance of taking responsible actions
and asserts the central role of digital networking as a means to foster sustainable
approaches. The market analysis underscores the centrality of sustainability and
digitalisation in tourism and the role of associations as stakeholders and certifications as
tools of guarantee, being that the internal analysis highlights the relevance of the human
resources and the co-creation and community concepts in customer relationships within the
proposed business. The confrontation of the two analyses defines the competitiveness that is
at the basis of the strategy. Therefore, the Strategic Plan presents the decisions taken in
order to develop the idea of business as a digital startup until the scale up phase. The
business, named Adagio, is represented by a mobile application which operates as a not-forprofit
organisation, and the strategy focuses on a niche target. In the implementation phase,
the constant monitoring of the operations and the refinement of the proposal aim to answer
to the visitors!"needs, while preserving the values-oriented character. This work proposes an
idea of business with the potential of positively changing the modalities of travel, from which
can benefit the society and the environment.