Título
A importância da liderança no setor hoteleiro
Autor
Amaral, Carolina Correia de
Resumo
pt
A liderança é um conceito bastante complexo e que tem sido estudado por vários
autores ao longo dos anos. Sendo o setor hoteleiro um setor focado na prestação de qualidade
de serviço, é crucial reconhecer a satisfação laboral que tem de existir neste meio. Sendo
assim, pretende verificar-se com este estudo o quão importante é a liderança na hotelaria e de
que forma esta temática tem impacto na vida profissional e pessoal de cada trabalhador, no
seu local de trabalho.
Através de uma metodologia qualitativa, foram realizadas 21 entrevistas semiestruturadas
a colaboradores de uma unidade hoteleira localizada na região de Lisboa, de
modo a ser possível compreender o ponto de vista de cada trabalhador face à liderança e de
que forma sentem que este tema interfere no seu dia-a-dia. E, para isso, foi feita uma
separação na pesquisa entre chefias e subordinados.
A análise empírica desta pesquisa permitiu reconhecer que este é um tema bastante
presente e que influencia, efetivamente, o comportamento de cada trabalhador e a forma como
cada um exerce o seu cargo.
Assim sendo, este estudo pretende provar que os conceitos de chefia e liderança são
distintos e que, principalmente num setor onde existe bastante pressão laboral num contexto
diário, é necessário que os colaboradores se sintam satisfeitos a exercer os seus cargos,
acompanhados pelo exemplo.
en
Leadership is a very complex concept that has been studied by several authors over the
years. Since the hospitality industry is a sector focused on providing quality service, it is
crucial to recognize the job satisfaction that must exist in this environment. Therefore, this
study intends to verify how important leadership is in the hospitality industry and how this
issue impacts the professional and personal life of each worker in the workplace.
Through a qualitative methodology, 21 semi-structured interviews were conducted
with employees of a hotel unit located in the Lisbon region, in order to understand each
employee's point of view regarding leadership and how they feel this issue interferes with
their daily lives. And, for this, a separation was made in the research between managers and
subordinates.
The empirical analysis of this research allowed us to recognize that this is a very
present theme that effectively influences the behavior of each worker and the way each one
performs his or her job.
Therefore, this study aims to prove that the concepts of boss and leadership are
distinct and that, especially in a sector where there is a lot of work pressure in a daily context,
it is necessary that the employees feel satisfied performing their jobs, accompanied by the
example.