Teses e dissertações

Mestrado
Marketing
Título

Impacts of the Covid-19 pandemic: Consumer behaviour in the coffee market

Autor
Venes, Afonso
Resumo
pt
No ano de 2020 a população mundial enfrentou a pandemia do covid-19 e, com a insegurança e desconhecimento que se desencadeou, os governos de todo o mundo viram-se obrigados a tomar determinadas decisões que limitavam o contacto social de modo a preservar a segurança e saúde das populações dos seus países. Estas medidas causaram alterações comportamentais face à compra e consumo de cafés, produto típico da cultura portuguesa, utilizado não só pelos seus benefícios, mas também consumido em momentos de socialização. O objetivo deste estudo foi de avaliar os impactos que a pandemia teve nos hábitos de consumo de café das famílias portuguesas antes e durante a pandemia e compreender quais são as perspetivas de comportamento após o término desta crise mundial. Foi possível concluir que não só a população trocou o consumo de café em estabelecimentos pelo consumo de café em casa, como ainda existe bastante incerteza para o futuro. Foi possível verificar, também, que esta situação é uma oportunidade para as empresas apostarem cada vez mais no comércio online visto que a impossibilidade de contacto social enfatizou a necessidade por outras soluções e os consumidores viram o comércio online como uma das opções. A sustentabilidade por outro lado, apesar de aos poucos ganhar cada vez maior papel como um fator de decisão de compra dos consumidores, precisa ainda de ser trabalhada de modo a abranger uma massa maior de aderentes ao movimento sustentável adaptado a todo o tipo de famílias independentemente das características de cada uma.
en
In 2020 the world faced the covid-19 pandemic, which feelings such as insecurity and the lack of knowledge about the disease, forced governments from around the world to take measures that limited the social contact in order to preserve the safety and health of the populations of their countries. These measures caused changes in the consumption behaviours of consumers regarding the coffee, which is a culturally consumed product for the Portuguese population, not only for its benefits, but also because of the moments of socialization when coffee usually is consumed. The objective of this study was to evaluate the impacts that the pandemic had in the coffee consumption habits of the Portuguese families before and during the pandemic and understand what the behavioural perspectives are in the post-pandemic situation after this world crisis is over. It was possible to conclude that not only the Portuguese population changed their coffee consumption in the specific establishments for its consumption at home, but also that a lot of uncertainty regarding the future remains. It was also possible to identify that this is an opportunity for companies to invest more in online commerce since the impossibility of social contact emphasized the necessity for other solutions and consumers saw the online commerce as one of the options. Sustainability, on the other hand, even though it is developing a more important role in consumers’ shopping decisions, it still needs to improve in a way that it gets more consumers to adhere to the sustainable cause regardless of each families’ characteristics.

Data

12-jan-2023

Palavras-chave

Retalho
Retail
FMCG
Comércio online
Online shopping
COVID-19
Café -- Coffee
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Sustentabilidade -- Sustainability
Pandemia -- Pandemic

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo