Título
The importance of an IMC strategy to improve the effectiveness of Iniciative Plus, being an SME in the pharmaceutical industry
Autor
Pêra, Mariana da Silva
Resumo
pt
O principal objetivo deste projeto é desenvolver um plano integrado de Marketing e Comunicação para
a Iniciative Plus, uma empresa de serviços B2B para a indústria farmacêutica.
O setor é bastante competitivo, apesar do reduzido número de empresas concorrentes. Os
serviços prestados englobam consultaria, promoções in-store e off-store, passando pela organização
de eventos externos e internos. Estes serviços são prestados para empresas farmacêuticas e para
grupos de farmácias
Um dos objetivos da Iniciative Plus, antes da pandemia e crise, era aumentar o número de clientes,
e fidelizar os seus clientes atuais, aumentando assim o volume de serviços prestados e a notoriedade
da marca. Com a situação pandémica a criar fraturas nas indústrias este objetivo tornou-se prioridade.
Para tal, será realizada uma análise aprofundada, estudando o mercado, e a forma como a
Iniciative Plus se insere na indústria farmacêutica, serão também conduzidas entrevistas a
funcionários, assim como também será efetuado um conjunto de análises ao mercado, à vantagem
competitiva e às lacunas da empresa.
Concluindo, o principal objetivo de desenvolver uma estratégia IMC é aumentar e reter clientes,
aumentando o reconhecimento e notoriedade da marca. Sendo um objetivo de longa data, no
desenvolvimento do mesmo temos de ter em consideração o passado da empresa e a indústria onde
se insere.
Esta tese será utilizada como guia para a Iniciative Plus e outras empresas inseridas nesta indústria
com o mesmo formato empresarial. Apresentará uma estratégia integrada de marketing e
comunicação que ajudará na resolução de alguns problemas apresentados pela empresa.
en
The main goal of this project is to develop an integrated Marketing and Communications strategy for
Iniciative Plus. Being Iniciative Plus, a B2B service company for the pharmaceutical industry.
The industry where Iniciative Plus operates is very competitive, despite the small number of
competitors. The services that Iniciative Plus provides range from consulting to in-store and off-store
promotions and organizing both external and internal events. These services are available to
pharmaceutical companies and laboratories, wholesalers, or groups of pharmacies.
One of the goals of Iniciative Plus, before the pandemic and crisis period, was to increase the
number of clients, increase the loyalty of their past and current clients. With the pandemic situation
creating some fractures in the industries, this goal became a priority for Iniciative Plus. For the scope
of this paper, an in-depth analysis will be carried out, studying both the market where Iniciative Plus is
inserted, and the company itself.
In conclusion, the main objective of developing an integrated marketing and communication
strategy for Iniciative Plus is to increase and retain clients, increasing brand recognition and notoriety.
Being a long-term goal, when developing it we have to take into consideration Iniciative Plus’s past
and the industry it is competing.
This paper will be used as a guide for Iniciative Plus and other companies inserted in this industry
with the same business concept. It will present ideas to solve Iniciative Plus difficulties and will help in
the resolution of some problems previously presented.