Título
A importância do Corporate Entrepreneurship no desenvolvimento de uma sociedade tecnológica
Autor
Contente, Tiago Silva
Resumo
pt
A inovação relacionada com a utilização de novas tecnologias está em constante evolução.
Cada vez mais, os players do mercado têm em mente que a aposta na inovação tem de estar
presente na estratégia da empresa. Para que tal aconteça, é importante perceber quais as peçaschave
necessárias para que as empresas garantam vantagens competitivas face à sua
concorrência direta.
Esta dissertação parte exatamente desta constatação para se focar na empresa PwC, uma
empresa que atua num mercado bastante competitivo. Com efeito, pretendeu-se apurar quais os
atuais comportamentos da empresa face à utilização de novas tecnologias e relativamente à sua
propensão para o Intraempreendendorismo.
A recolha de dados foi conseguida através da realização de entrevistas e o guião foi
construído de forma a aferir a relação e os efeitos de diversas dimensões organizacionais sobre
a disponibilidade para comportamentos empreendedores.
Os resultados obtidos possibilitam afirmar que os colaboradores desta empresa admitem
que a mesma se encontra num constante acompanhamento do mercado no que toca às novas
tecnologias e ao intraempreendedorismo. Em certos aspetos, inclusivamente, a empresa
distancia-se da concorrência, na medida em que consegue ser a primeira a tomar a iniciativa e
ser empreendedora, ainda que persistam alguns constrangimentos difíceis de contornar.
Este estudo permitiu, assim, não só divulgar conhecimento nesta área, como também
apresentar contributos relevantes para a gestão, em particular, da PwC, nomeadamente no que
toca à sua forma de atuar neste âmbito, sendo que desperta para as vantagens competitivas que
a aposta em comportamentos inovadores e empreendedores garante.
en
Embracing new technologies is an area of innovation that is continually changing. Market
participants are becoming more aware of the need for an innovation commitment to be part of
the business strategy. To ensure competitive advantages over their direct competitors, it is
crucial for businesses to identify which essential components are required.
This study begins with this discovery and centers on the PwC business, which competes
fiercely in its industry. In fact, it was designed to ascertain how the business is now acting in
terms of its usage of emerging technology and its inclination for intrapreneurship.
The script was created to analyze the relationship and effects of several organizational
aspects on the availability of entrepreneurial behavior. Data collection was accomplished
through interviews.
The results lead us to the conclusion that this company's employees acknowledge that it
continuously monitors the industry for emerging innovations and intrapreneurship. Even
though there are some challenges to face, the company distinguishes itself from the competition
in some ways, such as when it succeeds to be the first to take the initiative and be enterprising.
Thus, this study has not only allowed for the dissemination of knowledge in this field
but has also allowed for the presentation of pertinent contributions to management, specifically
to PwC's management, specially in relation to its approach to this area of activity, which
awakens to the competitive advantages that the bet in innovative and enterprising behavior
guarantees.