Título
Apuramento de custos numa empresa vitivinícola: O Método das Secções Homogéneas versus o Activity-Based Costing
Autor
Deus, David Fernando Manuel de
Resumo
pt
A contabilidade de gestão surgiu por volta do início do século XIX, quando surgiram as
primeiras indústrias transformadoras, sendo que desde então tem evoluído para fazer face às
necessidades existentes no contexto empresarial. Muitas investigações têm sido realizadas com
o intuito de dar informação acerca dos diversos métodos de apuramento do custo dos produtos
existentes, de onde se destacam o MSH e o ABC.
O principal objetivo deste trabalho é o desenho de cada um dos métodos de apuramento de
custos mencionados para que possam vir a ser implementados numa empresa específica do setor
vitivinícola, e ainda a comparação dos resultados gerados por cada um dos métodos, a fim de
poder ser tomada uma decisão relativamente à sua adoção.
A metodologia seguida é qualitativa e o método de investigação é um estudo de caso
caracterizado como experimental, tendo a informação sido recolhida através de entrevistas,
documentos providenciados pela empresa, acesso ao sistema de contabilidade financeira e pela
observação direta do fenómeno em estudo.
Em termos práticos, este trabalho contribuiu para a resolução de um problema identificado
pela Multiwines relativo ao apuramento do custo dos produtos, o que pode fazer com que os
decisores possam ter na sua posse informação útil e fidedigna que os levem a tomar decisões
estratégicas mais corretas.
en
Management accounting emerged around the beginning of the 19th century, when the first
manufacturing industries appeared, and since then it has evolved to face the existing needs in
the business context. Many investigations have been carried out in order to provide information
about the several existing product costing methods, from which MSH and ABC stand out.
The main objective of this work is the design of each of the mentioned costing methods to
be implemented in a specific company of the wine industry, and also the comparison of the
results generated by each one, in order to make a decision regarding their adoption.
The methodology followed is qualitative and the research method is an experimental case
study. The information was collected through interviews, documents provided by the company,
access to the financial accounting system and by direct observation of the phenomenon under
study.
In a practical way, this project contributed to the resolution of a problem identified by
Multiwines regarding the costing of products, which can give to decision makers useful and
reliable information that will lead them to do more correct strategic decisions.