Título
Learning is essential: A study on the influence of career management practices in the retention of younger generations
Autor
Oliveira, Miguel Cadima
Resumo
pt
Atualmente, Millennials e Geração Z partilham o local de trabalho com gerações anteriores,
Geração X e Baby Boomers. Equipas multigeracionais geram enormes desafios na gestão de
talento e pressupõem uma necessidade de posicionamento estratégico das organizações. É
fundamental considerar as diferentes orientações de carreira, expectativas e motivações dos
indivíduos.
Este estudo evidencia práticas de gestão de carreira e a promoção da aprendizagem
e desenvolvimento contínuos, como pontos de partida para reter os melhores talentos. No
entanto, as gerações mais jovens, incentivadas a assumir controlo do próprio progresso na
carreira, são cada vez menos orientadas por exigências organizacionais. Assim, procurámos
avaliar a orientação para carreiras proteanas dos Millennials e Geração Z, para a
aprendizagem, e a sua retenção. Para isso, estudámos as oportunidades de desenvolvimento
como fator-chave na sua decisão de permanecer nas organizações.
Esta investigação contribui para o debate sobre retenção, aprendizagem e
desenvolvimento, e teoria geracional. É particularmente relevante, no caso da Geração Z,
dado que a literatura existente se encontra numa fase bastante inicial para estes indivíduos.
Os dados foram recolhidos através de um questionário online com 246 participantes. Os
resultados indicam que 1) gerações mais jovens, comparativamente com a Geração X,
apresentam uma maior orientação para carreiras proteanas, o que influencia positivamente a
orientação para a aprendizagem; 2) A orientação para a aprendizagem influencia
positivamente a retenção através de oportunidades de desenvolvimento; 3) As práticas
informais de gestão de carreira nas organizações moderam a relação entre a orientação para
carreiras proteanas e a orientação para a aprendizagem.
en
Nowadays, Millennials and Generation Z share the workplace with older generations,
Generation X and Baby Boomers. A multigenerational workforce creates enormous
challenges for talent management and presupposes a necessity for strategic positioning from
organizations. It is pivotal to consider individuals’ different career orientations, expectations,
and motivations.
This study focuses on choosing the right career management practices and promoting
learning and development as starting points to retain the best talent. However, younger
generations are now more encouraged to take control of their career progression rather than
being driven by organizational demands. Therefore, we intend to assess the protean career
orientation of Millennials and Generation Z, their learning orientation, and their retention. In
this research, we focused on development opportunities as the key factor for their decision to
stay in the organizations.
This research contributes to the debate on workforce retention, learning and
development attitudes, as well as generational theory. This is particularly relevant to
Generation Z, as existing literature is still in a nascent stage for this generation. The data was
collected through an online questionnaire with 246 participants. The results showed that 1)
younger generations showed a higher protean career orientation when compared to
Generation X, which positively influences their learning orientation; 2) Learning orientation
positively influences retention through development opportunities for younger generations; 3)
Organizations’ informal career management practices moderate the relationship between
protean orientation and learning orientation for younger generations.