Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Título

The relationship between employer branding, attraction and retention of employees across different generations: A new service for ARGO

Autor
Gomes, Joana Ferreira
Resumo
pt
Com um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, competitivo e complexo, as Organizações estão progressivamente mais conscientes da urgência em adaptarem as suas estratégias às necessidades atuais do mercado, de forma a conseguirem continuar a atrair e reter talento. Estando atenta às dinâmicas do mercado, a ARGO percebeu que o Employer Branding surge como uma solução, uma vez que, antes de começarem a definir novas estratégias de Recursos Humanos e de Comunicação, as empresas devem apostar num diagnóstico profundo, de forma a conseguir perceber qual é o estado atual da sua marca empregadora, tanto internamente como externamente. Neste sentido, os principais objetivos deste trabalho são o desenvolvimento de uma Ferramenta de Diagnóstico de Employer Branding, demonstrando a sua aplicabilidade utilizando um exemplo prático, e o impacto desta temática na atração e retenção de talento nas diferentes gerações. Após a realização da análise quantitativa foi possível perceber que, no caso da empresa analisada, a presença ativa das 4 gerações torna a relação colaborador-empresa mais complexa, uma vez que existem diferenças estatisticamente significativas, nomeadamente entre os Baby Boomers e as restantes gerações, no que toca à Retenção, e entre a Geração X, Y e Z no que toca ao Engagement. Desta forma, com o desenvolvimento de uma Ferramenta de Diagnóstico de Employer Branding, que permitirá analisar, de uma forma transversal e holística, o estado atual de uma determinada Organização, será possível definir um plano de ação mais completo para o desenvolvimento das áreas mais críticas.
en
With an increasingly dynamic, competitive and complex labor market, Organizations are progressively more aware of the urgency of adapting their strategies to current labor market’s needs, in order to continue to attract and retain talent. Being attentive to the dynamics of the market, ARGO realized that Employer Branding emerged as a solution, since, before starting to define new Human Resources and Communication strategies, companies should invest in an in-depth diagnosis, in order to be able to understand the current state of their employer brand, both internally and externally. In this sense, the main objectives of this work are to develop an Employer Branding Diagnostic Tool, demonstrating its applicability, using a practical example, and the impact of this theme on attracting and retaining talent in different generations. After carrying out the quantitative analysis, it was possible to realize that, in the case of the company analyzed, the active presence of the four generations makes the employee-company relationship more complex, since there are statistically significant differences, namely between the Baby Boomers and the other generations in terms of Retention, and between Generation X, Y and Z in terms of Engagement. In this way, with the development of an Employer Branding Diagnostic Tool, which will make it possible to analyze the current state of a given Organization, in a transversal and holistic way, it will be possible to define a more complete action plan for the development of the most critical areas.

Palavras-chave

Retenção
Retention
Geração
Generations
Ferramentas estratégicas
Atração
Attraction
Tool
Marca do empregador -- Employer branding

Acesso

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