Título
The relationship between employer branding, attraction and retention of employees across different generations: A new service for ARGO
Autor
Gomes, Joana Ferreira
Resumo
pt
Com um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, competitivo e complexo, as
Organizações estão progressivamente mais conscientes da urgência em adaptarem as suas
estratégias às necessidades atuais do mercado, de forma a conseguirem continuar a atrair e reter
talento. Estando atenta às dinâmicas do mercado, a ARGO percebeu que o Employer Branding
surge como uma solução, uma vez que, antes de começarem a definir novas estratégias de
Recursos Humanos e de Comunicação, as empresas devem apostar num diagnóstico profundo,
de forma a conseguir perceber qual é o estado atual da sua marca empregadora, tanto
internamente como externamente.
Neste sentido, os principais objetivos deste trabalho são o desenvolvimento de uma
Ferramenta de Diagnóstico de Employer Branding, demonstrando a sua aplicabilidade
utilizando um exemplo prático, e o impacto desta temática na atração e retenção de talento nas
diferentes gerações. Após a realização da análise quantitativa foi possível perceber que, no caso
da empresa analisada, a presença ativa das 4 gerações torna a relação colaborador-empresa mais
complexa, uma vez que existem diferenças estatisticamente significativas, nomeadamente entre
os Baby Boomers e as restantes gerações, no que toca à Retenção, e entre a Geração X, Y e Z
no que toca ao Engagement.
Desta forma, com o desenvolvimento de uma Ferramenta de Diagnóstico de Employer
Branding, que permitirá analisar, de uma forma transversal e holística, o estado atual de uma
determinada Organização, será possível definir um plano de ação mais completo para o
desenvolvimento das áreas mais críticas.
en
With an increasingly dynamic, competitive and complex labor market, Organizations are
progressively more aware of the urgency of adapting their strategies to current labor market’s
needs, in order to continue to attract and retain talent. Being attentive to the dynamics of the
market, ARGO realized that Employer Branding emerged as a solution, since, before starting
to define new Human Resources and Communication strategies, companies should invest in an
in-depth diagnosis, in order to be able to understand the current state of their employer brand,
both internally and externally.
In this sense, the main objectives of this work are to develop an Employer Branding
Diagnostic Tool, demonstrating its applicability, using a practical example, and the impact of
this theme on attracting and retaining talent in different generations. After carrying out the
quantitative analysis, it was possible to realize that, in the case of the company analyzed, the
active presence of the four generations makes the employee-company relationship more
complex, since there are statistically significant differences, namely between the Baby Boomers
and the other generations in terms of Retention, and between Generation X, Y and Z in terms
of Engagement.
In this way, with the development of an Employer Branding Diagnostic Tool, which
will make it possible to analyze the current state of a given Organization, in a transversal and
holistic way, it will be possible to define a more complete action plan for the development of
the most critical areas.