Título
A matriz do empreendedorismo e inovação na elaboração de um plano de negócios: projeção de um hotel eco-inovador na região autónoma da Madeira
Autor
Andrade, Ricardo Sousa
Resumo
pt
A indústria hoteleira está inserida numa realidade global, onde cada vez mais é
preciso esgrimir argumentos inovadores para fazer face a uma competição e rivalidade feroz
no sector.
A presente dissertação, na qual se encontra inserido o Plano de Negócios (PN),
apresenta um conceito hoteleiro inovador no âmbito do mercado hoteleiro da Região
Autónoma da Madeira (RAM) e pretende avaliar a viabilidade económico-financeira do
mesmo e a sua estratégia de implementação. Este projeto procura corresponder às
necessidades que emergem do estudo de mercado e tendências do sector do turismo e
hospitalidade da RAM.
De acordo com as estimativas da Organização Mundial de Turismo (OMT) para
os anos de 2020 e 2030, prevê-se um aumento do número de turistas e de viagens. Apesar
destas estimativas, actualmente o sector debate-se com horizontes de redução de custos e
aqueles que se querem diferenciar qualitativamente no mercado, estão empenhados em
processos de revisão de vantagens competitivas.
Neste sentido, esta dissertação apresenta como projeto um novo conceito hoteleiro
para a RAM, assente no diálogo e sinergias entre o empreendedorismo e a ecosustentabilidade,
como vectores inovadores que criam uma nova curva de valor no mercado
regional. O objectivo é afirmar-se como a primeira unidade hoteleira autossustentável, que
produz a sua própria energia através de fontes renováveis, e tem como bandeira (quase) zero emissão de carbono.
en
The hopitality industry is included in a global reality where inovative arguments
are needed in order to respond to the rivalry and fierce competition in the sector. The present
dissertation, in which is inserted the Business Plan, presents an inovative hospitality concept
regarding the Região Autónoma da Madeira (RAM) hospitality market and wants to
evaluate the financial-economic viability of the project and its implementation strategy. The
aim of this project is to answer to the needs of the market study and RAM’s hospitality and
tourism sector trends.
According to the World Tourism Organization (UNWTO) statistics for 2020 and
2030 the number of tourists and flights are expected to rise. Despite these estimatives, the
sector is now struggling with cost reductions and those who want to differentiate
qualitatively in the market are reviewing their competitives advantage process.
Therefore, this dissertation presents a new hospitality concept for RAM as a
project, based on entrepreneurship and eco-sustainability synergy, which will work as
inovative vectors of a new value curve to the local market. The goal is to be the first local
zero energy hotel, being able to produce it own energy by using renewable energy forms.