Título
The role of teachers’ intercultural competence and class diversity on students’ wellbeing and academic performance
Autor
Sousa, Margarida Grácio de
Resumo
pt
O número de alunos provenientes de diferentes origens culturais tem aumentado ao longo dos
anos. Este aumento vem acompanhado de alguns constrangimentos e desafios nos contextos
educacionais. A falta de competências interculturais pode influenciar o comportamento dos
professores para com os alunos, podendo influenciar o bem-estar estudantil e também o seu
desempenho académico. O presente estudo teve como objetivo caracterizar a competência
intercultural de professores que lecionam em escolas portuguesas, explorar a relação entre as
competências interculturais dos professores e o bem-estar e desempenho académico dos alunos,
bem como testar o papel moderador da diversidade étnica e cultural da turma. As competências
interculturais foram abordadas através do Quadro de Referência para uma Cultura da
Democracia, desenvolvido pelo Conselho da Europa. A recolha de dados foi realizada através
de um questionário online, contando com uma amostra de 312 professores a lecionar no 1.º, 2.º,
3.º ciclo ou ensino secundário de escolas com maior probabilidade de conter na sua população
estudantil uma elevada diversidade étnica e cultural. Os resultados revelaram uma alta
proficiência percebida nas competências interculturais, e os professores consideraram que os
seus alunos apresentavam bons níveis de bem-estar emotional, social e académico, bem como
desempenho académico satisfatório. Algumas competências interculturais dos professores
encontraram-se relacionadas com o bem-estar dos alunos e com o desempenho académico. O
grau de diversidade cultural e étnica da turma encontrou-se relacionada com o bem-estar dos
estudantes e com o desempenho académico, e revelou um papel moderador entre uma das
competências interculturais e o desempenho académico percebido.
en
The number of students coming from different cultural and ethnic backgrounds has increased
over the years. This increase is accompanied by some constraints and challenges in educational
contexts. Lack of intercultural skills can influence teachers' behavior towards students, which
can influence student well-being and also their academic performance. The present study aimed
to characterize the intercultural competence of teachers who teach in Portuguese schools, to
explore the relationship between teachers' intercultural competences and students' well-being
and academic performance, as well as to test the moderating role of ethnic and cultural diversity
of the class. Intercultural competences were addressed through the Framework of Reference for
a Culture of Democracy, developed by the Council of Europe. Data collection was carried out
through an online questionnaire, with a sample of 312 teachers teaching in the 1st, 2nd, 3rd cycle
or secondary education in schools with greater probability of having a high number of ethnically
and culturally diverse students in their population. The results revealed a high perceived
proficiency in intercultural competences, and teachers considered that their students had good
levels of emotional, social, and academic wellbeing, as well as satisfactory academic
performance. Some teachers' intercultural competences were found to be related to students'
well-being and academic performance. The degree of cultural and ethnic diversity in the class
was found to be related to students' well-being and academic performance and revealed a
moderating role between one of the intercultural competences and perceived academic
performance.