Título
Analysis of the tourists behavior in Lisbon using data from a mobile operator
Autor
Francisco, Bruno Alexandre Mateus
Resumo
pt
Esta dissertação, tem como objetivo fornecer a todas as entidades envolvidas no turismo
em Lisboa, uma ferramenta de análise geoespacial, estatistica e longitudinal baseada em dados
fornecidos por um operador móvel, que permita obter conhecimento sobre os comportamentos
e hábitos dos turistas e vistantes da Cidade de Lisboa. A principal intenção é a de fornecer
informação que permita aos decisores basearem as suas escolhas em dados e factos reais e não
em conhecimento empirico. Através do trabalho desenvolvido no decorrer desta dissertação foi
possível criar conhecimento em relação aos seguintes tópicos: a) as naacionalidades que mais
visitam Lisboa - Alemanha, Espanha, França, Reino Unido, Itália e Brasil; b) as reguesias mais
visitadas de Lisboa - Santa Maria Maior, Misericórdia, e São Vicente; c) as áreas populares da
Cidade: Castelo, Alfama, Baixa Pombalina e São Vicente de Fora; d) a forma um evento como
a web summit altera as movimentações dos turistas/visitantes e os locais visitados; e) durante a
madrugada e a noite existe um decréscimo de turistas/visitantes originários da Europa. Tendo
por base as análises desenvolvidas, as entidades gestoras do Turismo, passam a ter a
possibilidade de promover de tomar ações que permitam potenciar os locais menos visitados e
fazer uma melhor gestão dos locais de maior afluência, evitando aglomerados cuja gestão pode
tornar-se problemática e que podem traduzir-se numa experiência menos agradável para os
visitantes.
O trabalho baseia-se num conjunto de dados fornecido através de um acordo entre a Câmara
Municipal de Lisboa e um operador móvel, consistindop em eventos gerados de forma
completamente anonimizada através da sinalização trocada entre a rede móvel e o terminal dos
utilizadores, estando cada uma das métricas associada à data/hora e à localização em que foi
coletada, sendo a partir daqui tipificar o comportamento dos turistas e visitantes da Cidade de
Lisboa. O desenvolvimento da investigação incidu em três fases: 1) criar conhecimento sobre
o negócio do turismo e compreensão dos dados disponíveis no sentido de perceber se estariam
ou não aptos a dar resposta às nossas questões de investigação; 2) os dados foram trabalhados
no sentido de serem preparados e adaptados às nossas necessidades - os dados que nos foram
entregues tinham informação relativa tanto a telefones móveis pertencentes a utilizadores
Portugueses, como a estrangeiros e tendo em conta que o nosso foco foi no segundo grupo, uma
parte da informação foi descartada; 3) foi desenvolvido o trabalho de visualização e análise e
foi nesta fase que conseguimos extrair o valor do nosso trabalho e conseguimos fornecer esta
análise aos tomadores da decisão.
Do ponto de vista de entregáveis, além do presente documento, o trabalho desenvolvido
consiste igualmente de um conjunto de análises, dashboards e visualizações desenvolvidas na
ferramenta Microsoft Power BI. As análises e as informações fornecidas foram devidamente
validadas por especialistas da Câmara Municipal de Lisboa, através de apresentações e
questionários aos decisores e utilizadores da solução desenvolvida.
en
This Dissertation aims to provide all entities involved in tourism in Lisbon with a
geospatial, statistical, and longitudinal analysis tool based on data provided by a mobile
operator, which allows obtaining knowledge about the behaviours and habits of tourists and
visitors of the city. from Lisbon. The main intention is to provide information that allows
decision-makers to base their choices on real data and facts. Through the work developed during
this dissertation it was possible to create knowledge in relation to the following topics: a) the
nationalities that most visit Lisbon - Germany, Spain, France, United Kingdom, Italy and
Brazil; b) the most visited parishes in Lisbon - Santa Maria Maior, Misericórdia, and São
Vicente; c) the popular areas of the City: Castelo, Alfama, Baixa Pombalina and São Vicente
de Fora; d) the way an event like the web summit changes the movements of tourists/visitors
and the places visited; e) during the early morning and night there is a decrease in
tourists/visitors from Europe. Based on the developed analyses, the Tourism management
entities now have the possibility to promote and take actions that allow to enhance the less
visited places and to better manage the places of greater affluence, avoiding agglomerations
whose management can become problematic and that can translate into a less pleasant
experience for visitors.
The work is based on a dataset provided through an agreement between the Municipality
of Lisbon and a mobile operator, consisting of events generated in a completely anonymized
way through the signaling exchanged between the mobile network and the user's terminal, each
of the metrics associated with the date/time and the location where it was collected, and from
here to typify the behavior of tourists and visitors to the City of Lisbon. The development of
the research focused on three phases: 1) creating knowledge about the tourism business and
understanding the available data in order to understand whether or not they would be able to
answer our research questions; 2) the data was worked on in order to be prepared and adapted
to our needs - the data given to us had information regarding both mobile phones belonging to
Portuguese users and foreigners and taking into account that our focus was on the second group
, a part of the information was discarded; 3) the visualization and analysis work was developed
and it was in this phase that we were able to extract the value of our work and were able to
provide this analysis to the decision makers.
From the point of view of deliverables, in addition to this document, the work developed
also consists of a set of analyses, dashboards and visualizations developed in the Microsoft
Power BI tool.
The analyses and information provided were duly validated by specialists from the Lisbon
Municipal Council, through presentations and questionnaires to decision-makers and users of
the developed solution.