Título
Os riscos relacionados com a gestão das associações de estudantes e associações académicas do ensino superior em Portugal
Autor
Santos, Inês Fernandes dos
Resumo
pt
Ao longo das últimas duas décadas, é possível identificar um conjunto de notícias que alertavam para a existência de um conjunto de riscos de gestão nas AEs/AAs do Ensino Superior, em Portugal. Apesar destes incidentes não serem uma especificidade portuguesa, importa, no entanto, compreender quais os riscos que ameaçam a gestão atual das AEs/AAs, mas também entender como a comunidade académica encara estas questões, e apontar medidas para potenciar melhores práticas de gestão e mitigar potenciais riscos.
Em específico, procura-se entender como é que os estudantes universitários percecionam estes riscos e de que modo estas perceções afetam os seus níveis de confiança no trabalho destas estruturas. Para auscultar os estudantes universitários, foi construído um inquérito tendo por base duas etapas metodológicas: (i) análise documental (de notícias e outros documentos relevantes) e (ii) realização de entrevistas exploratórias (a dirigentes associativos e a um conjunto de stakeholders). Estas etapas foram importantes para identificar um conjunto de riscos de gestão, relacionados com a integridade, transparência e com a democracia interna destas Associações.
Com este estudo foi possível concluir que níveis elevados de satisfação com a integridade, a transparência e com a democracia interna da AE/AA impactam positivamente o nível de confiança dos estudantes no trabalho destas estruturas. Também foi possível concluir que, dado o seu enquadramento, é difícil formular políticas públicas para lidar com estas questões, mas que podem ser implementadas um conjunto de medidas para fomentar melhores práticas, tendo por base princípios como a integridade, a transparência e a democraticidade.
en
Over the last two decades, it has been possible to identify a set of news that warned us of the existence of a group of management risks in Higher Educations Students’ Associations in Portugal. Although these risks are not specific and unique in the Portuguese reality, it’s important for us to understand which risks threaten the management of these Students’ Associations, how the academic community faces these questions, and which measures are best suited to manage and mitigate potential risks.
Specifically, we seek to understand how university students perceive these risks, and how these perceptions affect their own personal levels of trust on these structures. To this end, we built and applied a survey, which was constructed on a basis of documental analysis of relevant news and other documents and exploratory interviews with associative leaders and other stakeholders. These were important steps to identify a group of management risks regarding the integrity, transparency, and internal democracy of these Associations.
We conclude that high levels of satisfaction with integrity, transparency, and internal democracy of Students’ Associations, positively impact student’s level of confidence in the work of these structures. It was also possible to conclude that given the legal framework of these Associations, it is difficult to formulate public policies to deal with these issues. However, it is possible to implement a set of measures based on principles such as integrity, transparency, and democracy to foster better practices.