Título
Rural tourism development in Portugal: Analysis of generations Y and Z
Autor
Runa, Inês Maria Adão
Resumo
pt
A procura do turismo rural é cada vez maior, pela sua riqueza e beleza natural, pela sensação
de paz e tranquilidade que proporciona e pela proximidade com a comunidade local. Além
disso, a pandemia Covid-19 impactou a procura pelo turismo rural, sendo que as pessoas se
sentiam mais seguras longe dos centros urbanos. As áreas rurais são menos desenvolvidas que
as urbanas, os salários são mais baixos, a taxa demográfica é baixa, há falta de logística e baixo
desenvolvimento tecnológico. Mais ainda, as características do turismo rural são o seu ponto
de venda único, toda a riqueza ambiental e natural e o sentimento que lhe é associado, como o
escapismo e a liberdade são a chave. Por todas estas razões expostas, o turismo rural é
fundamental para o desenvolvimento das zonas rurais em Portugal e, para a sua expansão e
valorização, devem ser considerados os roteiros turísticos. A finalidade deste tipo de turismo
deve ser proporcionar uma experiência personalizada aos visitantes, onde se inserem as atrações
e produtos locais, formando um único produto final. Este produto final deve incluir
infraestruturas bem desenvolvidas, participação e consciencialização da população local,
produtos e serviços locais, tecnologia e publicidade através dos canais online e, mais
importante, deve ser sustentável. Esta dissertação pretende analisar as diferentes necessidades
e preferências das Gerações Y e Z e como podem ser integradas no desenvolvimento do turismo
rural em Portugal.
en
The demand for rural tourism is continuously increasing, because of its natural richness and
beauty, the peaceful and quiet feeling it provides, and the proximity to the local community.
Also, the Covid-19 epidemic impacted the rural tourism demand, as people were looking for
places located far from the cities’ centers where they would feel safer. Rural areas are less
developed than urban areas, salaries are lower, the demographic rate is low, there is a lack of
logistics, and low technological development. Moreover, rural tourism’s characteristics are its
unique selling point, all the environmental and natural richness and the feeling associated with
it, such as escapism and freedom are the key. For all these stated reasons, rural tourism is key
to the rural areas’ development in Portugal, and, for its expansion and valorization, tourism
routes shall be considered. The purpose of this type of tourism should be to give a personalized
experience to the visitors where the area’s attractions and products should be included, forming
one single final product. This final product should include well-developed infrastructures, local
people participation and awareness, local products and services, technology, and advertisement
through online channels and most importantly it should be sustainable. This dissertation intends
to analyze the different needs and preferences of Generations Y and Z and how can they be
integrated into the rural tourism development in Portugal.