Título
Gait VR: Gait rehabilitation in Virtual Reality interactive scenarios
Autor
Gonçalves, Beatriz dos Santos
Resumo
pt
A medicina e a tecnologia estão hoje ligadas por um enorme ramo de partilha de conhecimentos. É um facto que o exponencial crescimento das tecnologias de informação no sector dos cuidados médicos tem gerado grandes ondas de novas descobertas, tanto na oportunidade de acessibilidade da informação, não só nos dados dos pacientes, como dos profissionais de saúde, como também na organização e armazenamento dos mesmos. Fazer uma análise e um controlo periódico da marcha é um procedimento muito importante no mundo da reabilitação e da fisioterapia e pode ser capaz de diagnosticar precocemente doenças em pessoas com problemas relacionados. A reabilitação motora é mais frequentemente prescrita e indicada a pessoas com idades mais avançadas devido a alterações musculares, articulares e/ou neurológicas por elas apresentadas ser mais elevada, no entanto, é algo que pode ser prescrito em pessoas de todas as idades, desde crianças a adultos. Nesta tese, foi concebido e implementado um sistema designado por Gait VR, que funciona como uma ferramenta de ajuda a todos aqueles que necessitem de reabilitação nos membros inferiores do seu corpo, que condicione de alguma maneira o bom funcionamento da marcha. Este sistema permite aos pacientes darem continuidade aos seus tratamentos de uma forma mais motivacional, através do conceito de gamificação e Realidade Virtual. Este sistema foi desenvolvido utilizando ferramentas como o sistema Azure Kinect criado pela Microsoft, tecnologia assistida à saúde e a plataforma Unity 3D. Uma aplicação web foi também desenvolvida com o objetivo de suportar o trabalho desenvolvido pelos fisioterapeutas especializados na área.
en
Medicine and technology are today linked by a huge branch of knowledge sharing. It’s a fact
that the exponential growth of information technology in the medical care sector has generated
great waves of new discoveries, both in the opportunity of information accessibility, not only for
patient’s data but also for health professionals, and in the organization and storage of these data.
Periodic gait analysis and monitoring is a very important procedure in the world of rehabilitation
and physical therapy and may be able to diagnose diseases early in people with related problems.
Motor rehabilitation is most often prescribed and indicated for people at older ages due to the
higher muscular, joint and/or neurological changes they present, however it’s also something
that can be prescribed in people of all ages, from children to adults. In this dissertation, a
system called Gait VR was designed and implemented, which functions as a tool to help all
those who need rehabilitation in the lower limbs of their bodies, that somehow conditions the
proper functioning of the gait. This system allows patients to continue their treatments in a more
motivational way, through the concept of gamification and Virtual Reality. This system was
developed using tools such as the Azure Kinect system created by Microsoft, health assistive
technology and the Unity 3D platform. A web application was also developed with the objective
of supporting the work developed by physical therapists specialized in the area.