Título
"Brincar com os sons": introdução dos TIC na terapia da fala
Autor
Henriques, Catia Andreia Gourgel
Resumo
pt
Este trabalho teve como principal objetivo conceptualizar e desenvolver uma ferramenta
lúdico-didática e interativa, que auxilie as sessões de terapia da fala, no caso de crianças
que sofrem de perturbações ao nível da produção dos sons da fala e da discriminação
auditiva. A aplicação “Brincar com os sons” – com características de jogos – integra
atividades gamificadas, que estimulam os pacientes/crianças à prática divertida de
exercícios, que ajudam na sua terapia, e pode ser utilizada em tablet, smartphone ou
computador. A implementação da gamificação (associada a desenho, desafios e
recompensas) no processo de terapia promove uma maior participação e motivação dos
pacientes, assemelhando-se mais a jogos do que a uma rotina de exercícios e consultas
tradicionais (Kapp, 2012). Daí a grande questão de investigação: Até que ponto uma
aplicação gamificada (com características de jogo) pode ajudar a motivar as crianças a
envolver-se nas sessões de terapia da fala (incentivando a sua participação nas atividades
necessárias durante a sessão), e facilitar o processo terapêutico?
Foi utilizada uma metodologia conhecida por development research, sendo o estudo
conduzido para o desenvolvimento de um protótipo. Com os resultados obtidos é possível
concluir que o protótipo “Brincar com os sons” provou ser útil como ferramenta auxiliar
nas sessões de terapia da fala, correspondendo aos requisitos de usabilidade e facilidade
de utilização do focus group, contribuindo para a motivação e o foco dos pacientes através
das técnicas de gamificação utilizadas e facilitou na gestão das sessões.
en
The main objective of this work was to conceptualize and develop a ludic-didactic and
interactive tool to assist the speech therapy sessions in the case of children who suffer
from disturbances in the production of speech sounds and auditory discrimination. The
"play with sounds" application - with game features - integrates gamified activities that
encourage patients / children to practice fun exercises that help with their therapy, and
can be used on a tablet, smartphone or computer. The implementation of gamification
(associated with design, challenges and rewards) in the therapy process promotes greater
participation and motivation of patients, resembling games rather than a routine exercise
and traditional consultation (Kapp, 2012). Hence the great research question: To what
extent a gamed-up (game-like) application can help motivate children to engage in speech
therapy sessions (encouraging their participation in necessary activities during the
session), and facilitate the therapeutic process?
A methodology known as development research was used, being the study conducted for
the development of a prototype. With the results obtained it is possible to conclude that
the "Playing with sounds" prototype proved useful as an auxiliary tool in the speech
therapy sessions, corresponding to the usability and ease of use requirements of the focus
group, contributing to the motivation and focus of the patients through the techniques of
gamification used and facilitated in the management of the sessions.