Título
Case study: Popup, a Born Global firm
Autor
Rêgo, Gisele da Cunha Sá
Resumo
pt
O objectivo deste estudo de caso é explorar a teoria da internacionalização Born
Global, estudando uma empresa digital chamada Popup logo no início do seu processo
de internacionalização.
Popup é um start-up tecnológico que desenvolve e comercializa uma plataforma
´não codificada´ SaaS que tem o mesmo nome da empresa. A plataforma permite aos
utilizadores construir jornadas personalizadas de comércio electrónico e o seu mercado
alvo são pequenas e médias empresas que queiram vender através da Internet. Na altura
deste estudo de caso, a empresa estava a testar a versão beta com um número limitado
de comerciantes em todo o mundo. O objectivo era lançar a solução no mercado no
segundo semestre do ano de 2022.
O quadro teórico deste estudo baseia-se em várias teorias de
internacionalização. Primeiro, o estudo examina a literatura sobre as empresas Born
Globals, incluindo as várias definições de start-ups internacionais, a comparação de
Born Globals com outras teorias de internacionalização, tais como as abordagens
Uppsala e de redes profissionais, e os factores e forças de internacionalização que
impulsionam a estratégia de Born Globals. Em seguida, analisa a selecção do mercado
internacional e a teoria de modelagem de negócios chamada Business Model Canvas
para compreender a estratégia empresarial e de internacionalização que as empresas da
Born Global utilizarão para ter sucesso.
en
The objective of this case study is to explore the Born Global
internationalization theory by studying a digital firm called Popup which was at the
very beginning of its internationalization process at the time when this case study was
written.
Popup is a technological start-up that develops and commercializes a non-code
SaaS platform that has the same name as the firm. The platform allows users to build
customized ecommerce customer journeys and the target market is small and mediumsized
businesses that want to sell its products through internet. At the time of this case
study, the company was testing the beta version with a limited number of merchants
worldwide. The goal was to launch the solution in the market in the second half of 2022.
The theoretical framework of this study draws on several theories of
internationalization. First, the study examines the literature on Born Globals firms,
including the various definitions of international start-ups, comparison of Born Globals
with other internationalization theories such as the Uppsala and network approaches,
and the internationalization factors and forces that drive Born Globals strategy. It then
analyses international market selection and the Business Model Canvas theory to
understand the business modelling and internationalization strategy that Born Global
firms use to succeed.