Título
Projeto em empresa: Filipe Vieira Freitas, Unipessoal, Lda.: adaptação do marketing digital da empresa à fase pós-Covid-19: estudo empírico aplicado a uma PME no setor do turismo
Autor
Freitas, Luis Filipe Vieira
Resumo
pt
A pandemia Covid-19 teve um impacto no setor do turismo, as consequências foram
avassaladoras, sendo que as empresas que operam no ramo tiveram de se adaptar a um
novo cenário onde a utilização das ferramentas de marketing digital tornou-se essencial para
a continuidade do relacionamento entre estas e os seus clientes.
Foi neste contexto que o presente estudo teve como objetivo central analisar a adaptação
do marketing digital da empresa Filipe Vieira Freitas, Unipessoal, Lda., uma PME que opera
no setor turístico na Região Autónoma da Madeira, à fase pós-Covid-19. Assim, tentou-se
perceber, entre outras questões, se esta empresa foi capaz de adaptar a sua comunicação às
novas tendências e exigências do mercado. Foi utilizado como método de investigação o
estudo de caso, que faz parte da metodologia empírica qualitativa.
Os resultados mostraram que a empresa, já na fase pré-pandémica, fazia uso de várias
ferramentas de marketing digital ao seu dispor para pesquisar e estabelecer contacto com
clientes e parceiros. Durante a fase da pandemia, a utilização dessas estratégias foi
intensificada e otimizada. Na fase pós-pandemia, a empresa continuou a utilizar essas
estratégias e a tentar procurar formas de inovar e de chegar a novos mercados.
Os dados relativos ao número de visitas semanais à página da empresa desde maio de
2019 a março de 2022, mostraram uma tendência de aumento crescente, o que permitiu
concluir que a mesma conseguiu ultrapassar um dos principais obstáculos se manter presente
e notada no ambiente virtual.
en
The Covid-19 pandemic affected deeply the tourism sector, the consequences were
overwhelming, and companies operating in the industry had to adapt to a new scenario where
the use of digital marketing tools became essential for the continuity of the relationship
between them and their customers.
Considering the exposed context, this study aimed to analyze the adaptation of the digital
marketing of the company Filipe Vieira Freitas, Unipessoal, Lda, a SME operating in the
tourism sector in the Autonomous Region of Madeira, to the post-Covid-19 phase. Thus, we
tried to understand, among other issues, if this company was able to adapt its communication
to new market trends and demands. The research method used was the case study, which is
part of the qualitative empirical methodology.
The results showed that the company, already in the pre-pandemic phase, made use of
several digital marketing tools at its disposal to research and establish contact with customers
and partners. During the pandemic phase, the use of these strategies was intensified and
optimized. In the post-pandemic phase, the company continued to use these strategies and to
look for ways to innovate and reach new markets.
The data regarding the number of weekly visits to the company's page from May 2019 to
March 2022, showed an increasing trend, which allowed the conclusion that the company
managed to overcome one of the main obstacles to remain present and noticed in the virtual
environment.