Título
Change or fail? Small business survival and digital marketing strategies during Covid-19 pandemic
Autor
Cavaco, Rita Piçarra
Resumo
pt
Objetivo - Covid-19 trouxe uma mudança de paradigma, muitas pequenas empresas foram à
falência e muitas outras não souberam tirar partido do mundo digital para sobreviver e ter
sucesso. Procurando investigar este caso, particularmente em Portugal e no sector da Moda
e Artesanato, pudemos ver um padrão de estratégias digitais utilizadas com sucesso por
empresas reais e que se aproximariam da definição do futuro do marketing digital, no sector
das pequenas empresas.
Conceção/método/abordagem A investigação emprega um posicionamento paradigmático
interpretativo, utilizando o método dedutivo através da análise qualitativa. O objeto de
investigação deste estudo são as respostas de 23 pequenos empresários em Portugal, do
sector da moda e do artesanato, que foram entrevistados com o objetivo de analisar as
estratégias de marketing digital atualmente em vigor relacionadas com o acesso à empresa,
o envolvimento do público, a personalização da oferta, a ligação com o público e o convite à
colaboração dos consumidores.
Conclusões - Os resultados sugerem que o conjunto identificado de estratégias digitais
encontradas na literatura pode ser utilizado por pequenas empresas, levando a um melhor
desempenho, tanto financeiro como social. Foram analisadas formas de as pôr em prática, as
suas vantagens, aspetos negativos e a forma como todas elas se ligam ao consumidor. As
estratégias digitais mais utilizadas pelas PME's são as Redes Sociais e a utilização de um
Website, destacadas como as mais eficazes. A utilização de software de configuração de
produtos e CRM provou ser a menos utilizada e, portanto, menos eficaz pelas PMEs.
Originalidade/valor - Como tópico recente, não existem muitos estudos sobre estratégias
digitais quando se trata de pequenas empresas. Intercetar o que foi encontrado na literatura
com as respostas dos proprietários destas pequenas empresas cria um modelo prático e real
do que acontece com a sua utilização. As contribuições deste estudo poderiam ajudar as
PMEs a melhorar as suas estratégias de marketing digital e traz um outro ponto de vista em
termos de contribuição académica.
en
Purpose - Covid-19 has brought a paradigm shift, many small businesses have gone bankrupt,
and many others have not known how to take advantage of the digital world to survive and
succeed. Seeking to investigate this case, particularly in Portugal and in the Fashion and
Handicraft sector, we could see a pattern of digital strategies successfully used by real
companies and would come closer to defining the future of digital marketing in the small
business sector.
Design/methodology/approach - The research employs an interpretative paradigmatic
positioning, using the deductive method through qualitative analysis. The research object of
this study are the answers of 23 small enterprises owners in Portugal, of the fashion and
handicrafts sector, who were interviewed with the aim of analysing the digital marketing
strategies currently in place related to providing access to the company, engaging the
audience, personalising the offer, connecting with the audience and inviting consumers´
collaboration.
Findings - The findings suggest that the identified set of digital strategies found in the
literature can be employed by small enterprises, leading to better performance, both financially
and socially. It analyzed ways of putting them into practice, their advantages, negative aspects
and how they all connect to the consumer. The digital strategies most used by SME's are social
media and the use of a website, and they are one of the most effective. The use of product
configuration software and CRM (Customer Relationship Management) were proven to be the
least used and therefore least effective by SMEs.
Originality/value - As a recent topic, it doesn't have many studies on digital strategies when
it comes to small enterprises. Intercepting what was found in the literature with the answers of
these small company's owners creates a practical and real model of what happens with its
use. The contributions of this study could help SME companies to improve their digital
marketing strategies and brings another point of view in terms of academic contribution.