Teses e dissertações

Mestrado
Educação e Sociedade
Título

Estudantes internacionais no ensino superior português: motivações, expectativas, acolhimento e desempenho: o caso dos estudantes angolanos, brasileiros e cabo-verdianos no ISCTE-IUL

Autor
Alves, Elisa da Palma
Resumo
pt
Problematizando a internacionalização do ensino superior do ponto de vista da globalização, da União Europeia e do caso particular de Portugal, o presente trabalho pretende explorar os motivos e as expectativas dos estudantes internacionais em virem estudar para este país. Ao estudo das motivações e das expectativas acresce uma preocupação em compreender as condições de acolhimento e de integração social e académica. Assim, procedeu-se a um estudo de caso no ISCTE-IUL, tendo-se entrevistado 15 estudantes nacionais de Angola, Brasil e Cabo-Verde, de 2º e 3º ciclos. Verificou-se que a escolha de Portugal e de Lisboa refletiram a existência de uma rede local de suporte (familiares e amigos), a perceção de proximidade cultural, sobretudo através da partilha da língua portuguesa, e a aposta numa trajetória escolar internacionalmente reconhecida, considerando a posição geopolítica de Portugal e o prestígio dos diplomas nacionais daí decorrente. A integração social e académica encontrou algumas barreiras socioculturais inesperadas, condicionando o desempenho académico dos estudantes.
en
Discussing the internationalization of higher education from the perspective of globalization, of the European Union and of the particular case of Portugal, this study aims to explore the motives and expectations of international students coming to study in this country. We are also concerned with the conditions of reception and social and academic integration, considering that all of these factors may influence academic performance. Thus, we proceeded to a case study within the ISCTE, with 15 interviews to students from Angola, Brazil and Cape Verde, attending master and doctoral courses. It was found that the choice of Portugal and Lisbon reflected the existence of a local support network (family and friends), the perception of a cultural similarity, especially by sharing the Portuguese, and the pursuit of an internationally recognized academic path, considering the geopolitical position of Portugal and therefore, the prestigious national diplomas. There were some unexpected socio-cultural barriers to the social and academic integration which affected the academic performance of students.

Data

23-mai-2014

Palavras-chave

Higher education
Performance
Integration
Desempenho
Ensino superior
Integração
Estudantes internacionais
International students

Acesso

Acesso livre

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