Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

Consumo nas plataformas de streaming de filmes e séries: Capital cultural e género

Autor
Toma, Georgiana Madalina
Resumo
pt
O presente estudo procura entender qual a influência que o capital cultural, tal como conceptualizado por Bourdieu (1984), tem nas preferências de consumo nas plataformas de streaming de filmes e séries. Diversos autores (ex: van Eijck, 2000; Morel, Rezende & Oliveira, 2021) apontam que existem muitas outras variáveis (idade, género, categoria étnico-racial, entre outras) que podem influenciar o consumo dos indivíduos e são várias as pesquisas que assinalam diferenças de género nos consumos audiovisuais (Greenwood, 2010; Wühr, Lange & Schwarz, 2017; Seifert, 2019), pelo que, este estudo procura também descortinar a influência do género nos consumos nas plataformas de streaming, em separado e em conjunto com o capital cultural. Os resultados, obtidos com a aplicação de um questionário online, revelaram que o capital cultural não exerce muita influência nas preferências, apresentando a maioria dos inquiridos um consumo omnívoro no que toca aos géneros de programas assistidos, isto é, a maioria demonstra preferir os géneros de igual forma, existindo diferenças nas preferências apenas em Western e Animação/Desenhos Animados. Já o género demonstrou exercer mais influência, relevando os resultados que as mulheres têm preferência por Drama e Romance e os homens por Ação, Ficção Científica, Western, Aventura e Terror. Sem diferenças de género nas preferências de visionamento dos géneros audiovisuais Comédia, Musical, Policial/Espionagem, Histórico/Biográfico e Animação/Desenhos Animados. Quando cruzadas ambas as variáveis, percebeu-se que apenas existem diferenças nas preferências no Romance, preferindo as mulheres com capital cultural baixo e médio mais este género do que os homens com o mesmo nível de capital cultural.
en
This study is aimed to understand the influence of cultural capital, as conceptualized by Bourdieu (1984), on consumption preferences in streaming platforms for movies and series. Several authors (eg. Van Eijck, 2000; Morel, Rezende & Oliveira, 2021) have pointed out that there are many other variables (age, gender, ethnic-racial category, among others) that can impact individuals' consumption, and there are several studies that indicate gender differences in audiovisual consumption (Greenwood, 2010; Wühr, Lange & Schwarz, 2017; Seifert, 2019), so this study also sought to uncover the influence of gender in consumption on streaming platforms, separately and together with cultural capital. The results, obtained with the application of an online questionnaire, revealed that cultural capital doesn’t seem to have much influence on preferences, with the majority of respondents presenting omnivorous consumption when it comes to the genre of programs watched, indicating that most of them prefer the categories equally, with differences in preferences only in Western and Animation/Cartoon. On the other hand, gender was found to exert more influence. The results showed that women prefer Drama and Romance, while men prefer Action, Science Fiction, Western, Adventure, and Horror. Both genders exhibited similar preferences in the Comedy, Musical, Police/Spy, Historical/Biographical, and Animation/Cartoon. When both variables were analysed together, differences in preferences were observed only in the Romance. It was discovered that women with low and medium cultural capital prefer this category more than men with the same level of cultural capital.

Palavras-chave

Gender
Género
Séries
Filme
Streaming
Movies
Consumo -- Consumption
Capital cultural -- Cultural capital

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo