Título
The impact of the resource-based view and sustainability on the luxury fashion: A bibliometric review analysis
Autor
Costa, Júlia Ferraz Fonseca e
Resumo
pt
O interesse em práticas sustentáveis tem aumentado na indústria da moda de luxo. A teoria da
visão baseada em recursos surge como uma abordagem estratégica que orienta as empresas para
alcançar uma vantagem competitiva usando a sustentabilidade. Nesse contexto, esta tese examina
uma influência da visão baseada em recursos e sustentabilidade na moda de luxo. A partir de uma
base de dados composta por 383 artigos sobre visão baseada em recursos e sustentabilidade, bem
como 292 artigos sobre moda de luxo, selecionados a partir dos últimos cinco anos de pesquisa, o
objetivo principal deste estudo é criar um mapa bibliométrico que relacione conceitos e palavras-
chave. Um rigoroso processo de triagem foi usado para fazer essa seleção, além de uma análise
das referências citadas nos artigos. O objetivo deste estudo é discutir e revisar os significados
intrínsecos desse mapa de conceitos, que é composto por três subtópicos principais: (1) Visão
baseada em recursos, (2) Sustentabilidade, (3) Moda de luxo.
en
Interest in sustainable practices has increased in the luxury fashion industry. Resource-based view
theory emerges as a strategic approach that guides companies to achieve a competitive advantage
using sustainability. In this context, this thesis examines the influence of resource-based view and
sustainability in luxury fashion. From a database consisting of 383 articles on resource-based view
and sustainability, as well as 292 articles on luxury fashion, selected from the last five years of
research, the main objective of this study is to create a bibliometric map that relates concepts and
keywords. A rigorous screening process was used to make this selection, in addition to an analysis
of the references cited in the articles. The aim of this study is to discuss and review the intrinsic
meanings of this concept map, which is composed of three main subtopics: (1) Resource-based
view, (2) Sustainability, and (3) Luxury fashion.