Título
Exames nacionais do ensino secundário: Uma proposta de dashboard para a monitorização e avaliação dos resultados
Autor
Pinto, Leandro Miguel Costa
Resumo
pt
A educação assume uma importância fundamental na vida das pessoas, sendo um elemento
que contribui positivamente para a aquisição de novos conhecimentos e competências. No
ensino secundário, em Portugal, os exames nacionais são uma componente importante no
processo educativo e no acesso ao ensino superior. Ao mesmo tempo, cada vez mais tecnologias
permitem apoiar processos como a gestão de desempenho, um aspeto fundamental na educação.
Neste contexto, esta investigação tem como principal objetivo a construção de um dashboard
para monitorizar e avaliar o desempenho dos alunos nos exames nacionais do ensino
secundário.
Através de uma revisão sistemática da literatura que incidiu sobre a gestão de desempenho
na educação com base em dashboards, foram obtidos insights relevantes que foram incluídos
na versão final, complementados com interações com especialistas na área da educação.
A investigação seguiu a metodologia CRISP-DM tendo o dashboard sido realizado com
recurso à ferramenta Microsoft Power BI Desktop. Com o objetivo de avaliar a utilidade e
usabilidade do dashboard foi realizado um questionário respondido por três especialistas.
O resultado foi classificado como útil, fácil de utilizar e com informação relevante em
cinco dimensões: visão geral, localização, ranking, clusters e escola pública versus escola
privada.
en
Education plays a fundamental role in people's lives, being an element that contributes
positively to the acquisition of new knowledge and skills. In secondary education in Portugal,
national exams are a crucial component in the educational process and in access to Higher
Education. At the same time, an increasing number of technologies allow for supporting
processes such as performance management, which is essential in education. In this context,
the main objective of this research is to construct a dashboard to monitor and evaluate students'
performance in national exams in secondary education.
Through a systematic literature review focused on performance management in
education using dashboards, relevant insights were obtained and included in the final version,
complemented by interactions with experts in the field of education. The research followed the
CRISP-DM methodology, with the dashboard being developed using the Microsoft Power BI
Desktop tool. A questionnaire was administered to three experts to assess the usefulness and
usability of the dashboard.
The result was classified as useful, easy to use, and providing relevant information in
five dimensions: overview, location, ranking, clusters, and public school versus private school.