Título
Impact of claims about protein content of different origins on consumers perception
Autor
Dias, Germano António Matias
Resumo
pt
O consumo adequado de proteína apresenta diversos benefícios para a saúde e bem-estar. A
procura por proteína resultou na emergência de novos produtos e informação que podem nem
sempre ser os mais adequados. O presente estudo procurou compreender o impacto de
alegações acerca do teor proteico de diferentes origens nas expectativas do consumidor. Este
estudo experimental consistiu num questionário online (Qualtrics). Participaram neste estudo
191 voluntários (61% homens, M = 39.5, DP = 15.5) distribuídos aleatoriamente pelas
condições resultados do delineamento entre-participantes: 2 (teor proteico: controlo; elevada
proteína) X 2 (origem: controlo; vegan). O estudo tinha como principal objetivo avaliar o
impacto destas alegações na perceção de um produto alimentar em diferentes dimensões (teor
de proteína, teor de gordura, teor de açúcar, teor calórico, salubridade, saciação, densidade
calórica e sabor). Os participantes apresentaram uma avaliação mais positiva para o produto
com o rótulo “elevada proteína” em comparação com o produto com rótulo “proteína
controlo”. No rótulo “origem vegan”, a avaliação foi mais saudável (menor teor de açúcar e
gordura, menor densidade calórica e maior salubridade), porém mais negativa no que toca ao
sabor em relação à condição “origem controlo”. É importante considerar que os participantes
afirmaram possuir um nível de conhecimento baixo acerca de produtos enriquecidos com
proteína. Estes resultados contribuiem para o estudo de atitudes e comportamentos dos
consumidores, visto que apresentam implicações acerca do efeito dos rótulos sobre
expectativas e decisão de compra do consumidor.
en
Adequate protein consumption has several benefits for health and well-being. The demand for
protein has resulted in the emergence of new products and information that may not always be
the most suitable for everyone. The present study sought to understand the impact of claims
about protein content from different sources on consumer expectations. This experimental
study consisted of an online questionnaire (Qualtrics) with 191 participants (61% men, M =
39.5, SD = 15.5) randomly distributed resulting from the between-participants design: 2
(protein content: control; high protein) X 2 (origin: control; vegan). The main objective of the
study was to evaluate the impact of these claims on the perception of a food product in different
dimensions (protein content, fat content, sugar content, caloric content, healthiness, satiation,
caloric density, and flavour). Participants showed an overall more positive evaluation of the
"high protein" claim in comparison to the product with the "protein control" claim. Regarding
the product with the “origin vegan” claim, there was an overall healthier evaluation (lower
sugar and fat content, lower caloric density, and higher healthfulness), but a more negative
evaluation in terms of taste in comparison to the product with the “origin control” claim. It is
important to consider that participants claimed to have a low level of knowledge about protein-
enriched products. These results contribute to the study of consumer attitudes and behaviour,
as they have implications regarding the effect of food claims on consumer expectations and
purchase decisions.