Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Social e das Organizações
Título

Impact of claims about protein content of different origins on consumers perception

Autor
Dias, Germano António Matias
Resumo
pt
O consumo adequado de proteína apresenta diversos benefícios para a saúde e bem-estar. A procura por proteína resultou na emergência de novos produtos e informação que podem nem sempre ser os mais adequados. O presente estudo procurou compreender o impacto de alegações acerca do teor proteico de diferentes origens nas expectativas do consumidor. Este estudo experimental consistiu num questionário online (Qualtrics). Participaram neste estudo 191 voluntários (61% homens, M = 39.5, DP = 15.5) distribuídos aleatoriamente pelas condições resultados do delineamento entre-participantes: 2 (teor proteico: controlo; elevada proteína) X 2 (origem: controlo; vegan). O estudo tinha como principal objetivo avaliar o impacto destas alegações na perceção de um produto alimentar em diferentes dimensões (teor de proteína, teor de gordura, teor de açúcar, teor calórico, salubridade, saciação, densidade calórica e sabor). Os participantes apresentaram uma avaliação mais positiva para o produto com o rótulo “elevada proteína” em comparação com o produto com rótulo “proteína controlo”. No rótulo “origem vegan”, a avaliação foi mais saudável (menor teor de açúcar e gordura, menor densidade calórica e maior salubridade), porém mais negativa no que toca ao sabor em relação à condição “origem controlo”. É importante considerar que os participantes afirmaram possuir um nível de conhecimento baixo acerca de produtos enriquecidos com proteína. Estes resultados contribuiem para o estudo de atitudes e comportamentos dos consumidores, visto que apresentam implicações acerca do efeito dos rótulos sobre expectativas e decisão de compra do consumidor.
en
Adequate protein consumption has several benefits for health and well-being. The demand for protein has resulted in the emergence of new products and information that may not always be the most suitable for everyone. The present study sought to understand the impact of claims about protein content from different sources on consumer expectations. This experimental study consisted of an online questionnaire (Qualtrics) with 191 participants (61% men, M = 39.5, SD = 15.5) randomly distributed resulting from the between-participants design: 2 (protein content: control; high protein) X 2 (origin: control; vegan). The main objective of the study was to evaluate the impact of these claims on the perception of a food product in different dimensions (protein content, fat content, sugar content, caloric content, healthiness, satiation, caloric density, and flavour). Participants showed an overall more positive evaluation of the "high protein" claim in comparison to the product with the "protein control" claim. Regarding the product with the “origin vegan” claim, there was an overall healthier evaluation (lower sugar and fat content, lower caloric density, and higher healthfulness), but a more negative evaluation in terms of taste in comparison to the product with the “origin control” claim. It is important to consider that participants claimed to have a low level of knowledge about protein- enriched products. These results contribute to the study of consumer attitudes and behaviour, as they have implications regarding the effect of food claims on consumer expectations and purchase decisions.

Palavras-chave

Consumer perception
Perceção do consumidor
Food labelling
Food claims
Protein
Vegan
Proteína
Vegana
Rótulos

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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