Título
Virtual try-on technologies in the beauty industry: Consumer perception
Autor
Marques, Inês Filipa Pires Ferreira
Resumo
pt
A integração de tecnologias de VTO nos canais de comércio eletrónico revolucionou a forma como os
consumidores interagem com os produtos de beleza, permitindo-lhes testar e visualizar virtualmente
como estes produtos ficam no seu rosto, sem a necessidade de os aplicar fisicamente. Esta dissertação
tem como objetivo compreender o impacto destas tecnologias na intenção de uso e compra dos
consumidores, bem como compreender os principais desafios enfrentados pelos mesmos. A nossa
investigação experimental compreendeu a análise do impacto das perceções dos consumidores sobre
o VTO da marca M·A·C Cosmetics, tendo em conta duas condições distintas: fotografia personalizada
vs. fotografia não personalizada. No nosso estudo foram incluídas não só medidas quantitativas
previamente abordadas por outros investigadores (e.g., Divertimento Percebido e Facilidade de Uso
Percebida), como também foram criadas medidas quantitativas originais (e.g., Variações por Produto
Testadas e Tempo Despendido na Plataforma). Foram ainda incluídas medidas qualitativas por forma
a obtermos uma compreensão mais profunda do nosso tema. Concluímos que, apesar dos
consumidores de uma maneira geral terem uma perceção positiva acerca destas tecnologias, ainda
existem alguns desafios a ser ultrapassados (e.g., efeitos irrealistas e imprecisão de posicionamento
do produto no rosto). Apesar de não terem sido encontradas diferenças significativas na maioria das
medidas quantitativas entre as duas condições, (com exceção de duas delas: Divertimento Percebido
e Variações por Produto Testadas) o nosso estudo mostrou-nos caminhos importantes que os
stakeholders da indústria poderão seguir por forma a otimizarem a satisfação dos seus consumidores
e por conseguinte, alavancarem os seus negócios.
en
The incorporation of VTO technologies into e-commerce channels has revolutionised the way
consumers interact with beauty products, enabling them to virtually test and visualise how these
products appear on their faces without having to physically apply them. This dissertation aims to
investigate the impact of these technologies on consumers' usage and purchasing intentions, as well
as the main challenges they encounter while interacting with them. Our experimental investigation
examined the impact of consumer perceptions of the VTO from the M·A·C Cosmetics brand under two
distinct conditions: personalised picture vs. non-personalised picture. Our study included both
previously examined quantitative measures by other researchers (e.g., Perceived Enjoyment and
Perceived Ease of Use) and original quantitative measures that were created by us (e.g., Variations per
Product Tested and Time Spent on the Platform). Qualitative analysis was also included to gain a better
understanding of our research topic. We concluded that, although consumers had an overall positive
perception of these technologies, there are still some challenges to overcome (e.g., VTO’s unrealistic
effects and product displacement on the face). Even though no significant differences were found in
the majority of the quantitative measures between the two conditions, (except for two measures:
Perceived Enjoyment and Variations per Product Tested) our research revealed important directions
that industry’s stakeholders could consider following to enhance their consumers' satisfaction and
consequently, boost their businesses.