Título
Perceived influence of sexual educational sources and topics on sexual health practices, sexual satisfaction, and consent in Germany and South Africa
Autor
Sich, Imke
Resumo
pt
Num estudo correlacional, explorámos associações entre a perceção de influência da
educação sexual em múltiplas variáveis de saúde sexual e bem-estar sexual (SSBE). Recolhemos
dados de pessoas sexualmente activas na Alemanha (N = 284) e na África do Sul (N = 142) e
comparámos a a perceção de influência de diferentes fontes de educação sexual (i.e.,
tradicional/moderna e formal/informal) e de tópicos (i.e., saúde sexual reprodutiva [SSR], prazer
sexual e abuso sexual) em práticas de saúde sexual, incluindo o uso de preservativos e a frequência
de testes para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), satisfação sexual e consentimento
sexual. Os resultados da nossa análise revelaram diferenças na perceção da influência das diferentes
fontes e tópicos de educação sexual. Na amostra sul-africana, participantes indicaram maior
influência percebida de fontes informais tradicionais e informais modernas de educação sexual em
todos os tópicos. Além disso, a perceção da influência de fontes tradicionais formais que abordam
a violência sexual e de fontes modernas formais que abordam a SSR e a violência sexual foi mais
elevada na amostra sul-africana. Além disso, foram detectadas diferenças nos resultados da SSBE,
incluindo uma maior frequência de testes de ISTs, mais comunicação sobre saúde sexual e mais
experiência de consentimento interno e consentimento externo na amostra sul-africana. As
correlações entre a perceção da influência das fontes de educação sexual e os resultados de SSBE
revelaram, na sua maioria, semelhanças entre as duas amostras. Apesar disso, foram detectadas
diferenças no padrão de correlações. Por exemplo, na amostra alemã, foram detectadas correlações
negativas entre a perceção da influência da educação sexual e o consentimento interno, bem como
uma falta de correlação significativa entre a perceção das fontes de educação sexual e a utilização
de preservativos. De um modo geral, prevaleceu a correlação entre a perceção de uma maior
influência da educação sexual recebida de diferentes fontes e a realização mais frequente de testes
de IST, uma maior comunicação sexual e uma maior satisfação sexual em ambas as amostras. De
um modo geral, os resultados mostraram que a contextualização e a adequação das necessidades
específicas do grupo-alvo dos programas de educação sexual são essenciais.
en
In a cross-section study, we explored associations between the perceived influence of sexual
education on multiple sexual health and well-being (SHWB) outcomes. We collected data from
sexually active people in Germany (N = 284) and South Africa (N = 142) and compared the
perceived influence of different sexual educational sources (i.e., formal/informal, and
traditional/modern) and topics (i.e., sexual reproductive health [SRH], sexual pleasure, and sexual
abuse) on sexual health practices including condom use and the frequency of testing for sexual
transmitted infections (STIs), sexual satisfaction, and sexual consent. The results of our analysis
detected differences in the perceived influence of the different sexual educational sources and
topics. In the South African sample, participants reported more perceived influence from informal
traditional and informal modern sexual education sources across all topics. Additionally, the
perceived influence of formal traditional sources addressing sexual violence and of formal modern
sources addressing SRH and sexual violence was higher in the South African sample. Moreover,
differences in SHWB outcomes were detected including a higher reported frequency of STI testing
more sexual health communication, and more experience of internal consent, and external consent
in the South African sample. The correlations between the perceived influence of sexual
educational sources and SHWB outcomes showed mostly similarities between both samples.
Nevertheless, differences in the correlation were detected. For instance, in the German sample
negative correlations between the perceived influence of sexual education and internal consent as
well as a lack of significant and positive correlation between the perceived of sexual educational
sources and condom use were discovered. In general, the correlation between perceiving more
influence from sexual education received in different sources and more frequent STI testing, more
sexual communication and more sexual satisfaction became prevalent in both samples. Taken
together, the results showed that the contextualization and the tailoring of specific needs regarding
the target group of the sexual educational programs is essential.