Título
Early childhood is also an organization: Organizational predictors of children’s autonomy support
Autor
Marçalo, Beatriz Isabel Banza
Resumo
pt
Os/as educadores/as de infância desempenham um papel essencial na qualidade da educação. Contudo, enfrentam diversas exigências profissionais e nem sempre têm os recursos necessários para ultrapassar essas dificuldades (Aguiar & Aguiar, 2022; Hakanen et al., 2006). Assim, de modo a compreender as necessidades dos/as educadores/as, é importante que sejam estudados os fatores pessoais e profissionais que os/as apoiam (Lipscomb et al., 2021). Considerando o Modelo de Exigências e Recursos do Trabalho, este estudo visa analisar o papel mediador da autoeficácia e do engagement no trabalho dos/as educadores/as na relação entre a liderança transformacional do/a coordenador/a e o apoio à autonomia das crianças por parte dos/as educadores/as, bem como verificar se o clima psicológico dos/as educadores/as influencia a relação entre a liderança transformacional do/a coordenador/a e a autoeficácia e o engagement no trabalho dos/as educadores/as. Participaram neste estudo 284 educadores/as (277 mulheres, 5 homens e 2 que preferiram não divulgar) com idades entre os 23 e 65 anos (M = 47.74, SD =9.80). Os participantes responderam online a um questionário sociodemográfico e a algumas medidas de autorrelato. Os resultados revelaram que a autoeficácia e o engagement no trabalho dos/as educadores/as mediaram a relação entre a liderança transformacional dos/as
coordenadores/as e o apoio à autonomia das crianças. Estes resultados são relevantes para compreender as necessidades dos/as educadores/as de infância e reforçar a importância que a
autoeficácia e o engagement no trabalho têm na promoção de uma educação de qualidade.
en
Early Childhood Education (ECE) teachers play an essential role in delivering high-quality education, yet they often struggle with diverse job demands and lack of job and personal resources to help them manage those demands (Aguiar & Aguiar, 2022; Hakanen et al., 2006). To understand the needs of ECE teachers, it is important to study personal and professional factors that support them (Lipscomb et al., 2021). Based on the Job Demands-Resources Model, this study aimed to analyze the mediating role of ECE teachers’ self-efficacy and work engagement in the relationship between coordinators’ transformational leadership and children’s autonomy support, and if teachers’ psychological climate moderates the relationship between coordinators’ transformational leadership and teachers’ self-efficacy and work
engagement. Data were collected from 284 ECE teachers (277 women, five men, and two who rather not say), aged between 23 and 65 years (M = 47.74, SD = 9.80). Participants answered online to the sociodemographic survey and self-report measures. The results revealed that teachers’ self-efficacy and work engagement mediated the relationship between coordinators’ transformational leadership and children’s autonomy support by ECE teachers. These findings are relevant to understand the needs of ECE teachers and identify what areas can be improved to support ECE teachers’ self-efficacy and work engagement, ultimately fostering higher-quality education.