Título
Estratégias de comunicação na indústria da música: os casos Universal Music Portugal vs. Azáfama
Autor
Magalhães, Ana Raquel Tereso de
Resumo
pt
Esta dissertação pretende dar pistas para a compreensão dos formatos de comunicação entre
artistas e públicos. O enfoque é dirigido sobretudo à vertente promocional de trabalhos no interior da indústria da música.
A partir dos exemplos de estudo de caso da Universal Music Portugal e da Azáfama,
descreveu-se as estratégias utilizadas por cada uma destas editoras para promoverem os seus produtos. A escolha de uma editora major e de uma editora portuguesa independente permitiu obter uma visão mais alargada do funcionamento da indústria fonográfica em termos de comunicação. Além disso, recorreu-se ainda à análise de um artista de cada editora, com o objetivo de compreender na prática a forma como é feita a comunicação e a promoção por cada uma das empresas em análise.
Através do método de pesquisa escolhido, foi possível descrever, em parte, o estado da arte das estratégias de comunicação e promoção dentro da indústria discográfica e concluir que existem mais diferenças do que semelhanças entre as majors e as independentes, tanto a nível da comunicação e da promoção como da própria estrutura das empresas e dos artistas que representam.
en
This dissertation aims to understand in which ways artists communicate with their publics,
with a special focus on the promotion of their work inside the recording industry.
Taking as examples the record companies Universal Music Portugal and Azáfama, it
describes the methods used by each one to promote their products. Chosing both a major label
as well as an independent Portuguese label allowed to give a broader view on how the record
industry works in terms of communication. In addition to that, this dissertation analized an
artist represented by each of the labels, in order to understand in practice how the
communication and promotion is done.
Through the chosen method is was possible to describe the state of the art of the
communication and promotion strategies in the record industry and conclude that there are
more differences than similarities between both types of companies, both in terms of
communication and of their structure and the type of artists they represent.