Título
O consumo de música na era do streaming: práticas de curadoria musical no Spotify
Autor
Moschetta, Pedro Henrique
Resumo
pt
O streaming permite o acesso sob demanda a um acervo gigantesco de músicas que ficam armazenadas
em um servidor remoto, não sendo necessário descarregar ou salvar os arquivos para o dispositivo. Por
muito tempo, o consumo de músicas esteve limitado ao que era vendido nas lojas ou promovido pelos
meios de comunicação em massa. Com a internet, a eliminação das barreiras físicas reduziu os custos
de acesso e distribuição, permitindo o consumo de itens menos populares, não deixando os ouvintes
limitados apenas aos hits. Neste contexto, a curadoria serve como uma forma de lidar com a abundância
e super acessibilidade dos serviços de streaming, que pode ser feita por humanos ou máquinas, através
do uso de algoritmos. Após uma pesquisa realizada com 20 utilizadores do Spotify no Brasil,
combinando entrevistas qualitativas com recolha de dados de utilização a partir de um serviço online de
automação - o IFTTT, os resultados mostram como a facilidade de acesso incentiva a descoberta de
novas músicas, tornando a experiência de consumo mais diversificada e fragmentada. As playlists são
frequentemente utilizadas como mecanismo de descoberta, coleção musical e construção identitária
entre os utilizadores do Spotify, sendo uma das principais mudanças fomentadas pelo streaming. O
estudo demonstra ainda que a curadoria algorítmica, apesar de ser constantemente aprimorada, ainda
não substitui a curadoria humana devido à sua maior previsibilidade e capacidade limitada de
compreender os gostos e expectativas dos ouvintes.
en
Streaming allows on-demand access to an enormous collection of music stored in a remote server, not
being necessary to download or save files to the device. For a long time, music consumption has been
limited to the items sold in stores or advertised by mass media. With the internet, the elimination of
physical barriers lowered access and distribution costs, allowing the consumption of less popular items,
not limiting listeners to the hits. In this context, curation serves as a way of dealing with the abundance
and over accessibility offered by streaming services, which can be done by humans or machines, through
the use of algorithms and machine learning. After a research made with 20 Spotify users in Brazil,
combining interviews with usage data collection by an automated online service - IFTTT, the results
show how the ease of access encourages discovery of new music, turning the experience into a more
diverse and fragmented consumption. Playlists are frequently used as a mean of discovery, collection
and identity construction among Spotify users, being one of the major transformations fostered by
streaming. The study also indicates algorithm curation, despite being constantly improved, still does not
substitutes human curation because of its higher predictability and limited capacity of understanding
users’ tastes and expectations.