Título
Desafios da banca no metaverso
Autor
Silva, Miguel Cortês da
Resumo
pt
O metaverso só recentemente tem vindo a ser estudado. Embora não seja um conceito novo,
ainda é apenas uma experiência 3D, que diferentes autores acreditam que será uma alavanca de
transformação e conversão de conceitos tradicionais. Na revisão da literatura diferentes
investigadores procuram explicar como e onde vamos aceder, cientes de que a mediatização será o
mais importante catalisador, a par com a confiança e a usabilidade. Na banca, as parcerias já são um
modelo de implementação e começam já a existir aprendizagens, podendo a curto prazo, surgir os
indicadores que irão comprovar o metaverso como uma realidade virtual que se vai converter num
instrumento do dia-a-dia. Esta investigação pretende compreender como a banca, para manter a
liderança, tem de antecipar as principais mudanças e de que forma os consumidores e os bancos
se vão encontrar no metaverso.
Através deste estudo, que contou com a participação de especialistas e stakeholders da banca,
constata-se a existência de conhecimento sobre o metaverso, que é associado a marcas nacionais e
pode ser um canal de comunicação desde que se confirmem na prática ganhos para os utilizadores.
Riscos como a segurança e a desumanização confirmam-se, mas são demonstradas evidências de que
o metaverso está a ser uma aposta e pode vingar.
en
The metaverse has only recently been studied. Although it's not a new concept, it's just a 3D
experiment, which different authors believe will be a lever for transforming and converting traditional
concepts. In the literature review, different researchers try to explain how and where we will access
it, aware that mediatization will be the most important driver, along with trust and usability. In
banking, partnerships are already an implementation model and lessons are already being learned. In
the short term, indicators may emerge to prove that the metaverse is a virtual reality that will become
an everyday tool. This research aims to understand how banks, to maintain their leadership, must
anticipate the main changes and how consumers and banks will meet in the metaverse.
This study, which involved experts and stakeholders from the banking sector, shows that there is
a lot of knowledge about the metaverse, which is associated with national brands and can be a
communication channel if the gains for users are confirmed in practice. Risks such as security and
dehumanization are confirmed, but there is evidence that the metaverse is a bet and can succeed.