Título
Melhoria do percurso clínico de um serviço de urgência de ortopedia e traumatologia de um hospital do SNS
Autor
Lopes, Mafalda de Noronha Costa Vitória
Resumo
pt
É inegável que atravessamos um período crucial para a sobrevivência do Serviço Nacional de Saúde (SNS), como sistema com financiamento Beveridge-like. O Serviço de Urgência surge como exemplo paradigmático de uma estrutura organizacional altamente complexa, com uma escassez de recursos crescente.
É neste contexto que surge este projeto, que visa avaliar a aplicabilidade de medidas de
melhoria de processos e ferramentas lean, num serviço de urgência de ortopedia e traumatologia de um hospital do SNS. Pretende-se, pois, melhorar a eficiência dos processos associados aos percursos clínicos dos doentes, utilizando metodologia Action Research e ferramentas de Business Process Improvement e Lean, como modelo alternativo de gestão.
Serão aplicadas ferramentas lean como Value Stream Mapping, Process Activity Mapping
e diagrama de esparguete, ao processo selecionado – percurso de pré internamento dos doentes de traumatologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, E.P.E. - identificadas fontes de desperdício e elaboradas propostas de melhoria. Considerando a eliminação de desperdício
no processo de pré internamento dos doentes da unidade de traumatologia, procura-se uma gestão dos recursos materiais e humanos já existentes mais eficiente e um reajuste do layout,
centrados nas necessidades do doente, com vista à criação de valor. Com as propostas apresentadas, pretende-se um aumento do rácio médico/doente, diminuição do tempo de espera e da distância percorrida no percurso de pré-internamento dos doentes, melhorando o fluxo dos doentes no sistema e promover, concomitantemente, a eliminação de atividades que não acrescentem valor.
en
It is undeniable that we are going through a crucial period for the survival of the National Health
Service (SNS), as a system with Beveridge-like funding. The Emergency Department emerges as a paradigmatic example of a highly complex organizational structure, with a growing scarcity
of resources.
It is in this context that this project arises, which aims to evaluate the applicability of
business process improvement and lean tools, in an orthopedics and traumatology emergency
department of an SNS’s hospital. The aim is therefore to improve the efficiency of the processes associated with the clinical pathways of patients, using Action Research methodology and
Business Process Improvement and Lean tools, as an alternative management model.
Lean tools such as Value Stream Mapping, Process Activity Mapping and Spaghetti Diagram will be applied to the selected process – pre-hospitalization process of the traumatology patients at Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, E.P.E. - sources of waste will be identified and proposals for improvement will be presented. Considering the elimination
of waste in the pre-hospitalization process of patients in the trauma unit, a more efficient management of existing material and human resources is sought, centered on the needs of the patient, with a purpose of creating value. With the proposals presented, we aim to have an
increase in the doctor/patient ratio, to decrease the waiting time and distance covered in the patient’s pre-hospitalization route, and at the same time to eliminate activities that do not add value.