Título
Implementação de metodologias lean numa urgência pediátrica
Autor
Gama, Filipe Candeias Correia da
Resumo
pt
O Lean é uma metodologia orientada para a melhoria de processos que se foca na eficiência e
eliminação de desperdício, resultando num aumento do valor entregue ao utente e retorno para
a organização. No entanto, a sua aplicação em Urgências Pediátricas é ainda escassa e pouco
estudada. Este estudo de caso procurou analisar e melhorar os processos de uma Urgência
Pediátrica de um hospital público português. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas a
elementos-chave da unidade e aplicados questionários utentes e a profissionais,
complementados por uma análise documental. Esta análise abrangente permitiu a identificação
de áreas críticas para melhoria, tais como o tempo de espera, a experiência do utente e a
satisfação dos profissionais. Com base nestes resultados sugerimos um projeto de
implementação, que permitirá à unidade a melhorar o seu desempenho, através da aplicação de
ferramentas de Lean.
Este trabalho permite aumentar o conhecimento no campo da gestão da saúde, servindo
como um modelo para outras unidades. Além disso, sugere áreas adicionais de pesquisa, como
a avaliação da maturidade de unidades para implementar o Lean e a necessidade de um
acompanhamento a longo prazo para avaliar a sustentabilidade das medidas implementadas.
Para concluir, os objetivos aos quais nos propusemos foram atingidos com sucesso.
en
Lean is a process improvement methodology that focuses on efficiency and eliminating waste,
resulting in an increase in the value delivered to the user and a return for the organization.
However, its application in pediatric emergency departments is still scarce and understudied.
This case study sought to analyze and improve the processes of a Pediatric Emergency
Department in a Portuguese public hospital. Semi-structured interviews were conducted with
key members of the unit and questionnaires were administered to users and professionals,
complemented by a document analysis. This comprehensive analysis made it possible to
identify critical areas for improvement, such as waiting times, user experience and professional
satisfaction. Based on these results, we suggest an implementation project that will enable the
unit to improve its performance by applying Lean tools. This work increases knowledge in the
field of healthcare management and serves as a model for other units. It also suggests additional
areas for research, such as assessing the maturity of units to implement Lean and the need for
long-term monitoring to assess the sustainability of the measures implemented. In conclusion,
the objectives we set ourselves were successfully achieved.