Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

Patient centricity-state of the art

Autor
Rolim, José Paulo
Resumo
pt
A medicina baseada no doente pode ser definida como qualquer processo, programa ou decisão centrada nos pacientes e em que os pacientes desempenham um papel ativo como participantes significativamente envolvidos. O objetivo principal é de otimizar a utilização da informação fornecida pelo paciente. Estar centrado no paciente é trabalhar com os pacientes em oposição a trabalhar para eles. Estar centrado no paciente requer um envolvimento significativo com o mesmo para compreender o que é estar no seu lugar e viver diariamente com a sua condição. Não é fácil implementar a medicina baseada no doente nas empresas, especialmente as que têm um modelo de trabalho muito tradicional. A medicina baseada no doente está intimamente relacionada com os cuidados de saúde, incluindo o negócio farmacêutico. Nos últimos anos, as condições de mercado para as empresas farmacêuticas mudaram, e o negócio farmacêutico teve de vir a ser atualizado em função das necessidades e interesses dos clientes. A medicina baseada no doente pode ser a chave para desencadear a mudança e conduzir a uma melhoria. Utilizando um conjunto de dados obtidos através do motor de busca SCOPUS e o programa de análise VOSViewer, o resultado não poderia ser mais claro. Tornar-se centrado no doente é um caminho longo e com muitos obstáculos, mas os benefícios são claros, sendo uma ideologia muito apelativa para as empresas e para toda a cadeia de fornecimento.
en
Patient-centricity can be defined as any process, program, or decision centered on patients and in which patients play an active role as meaningfully engaged participants, with the primary goal of optimizing the use of patient-provided information. Being patient-centered is working with patients as opposed to them. Being patient-centered necessitates meaningful engagement with patients to understand what it is like to walk in their shoes and live with their condition daily. Is not easy to implement patient-centricity in companies, especially the ones with a very traditional model of work. Patient-centricity is intimately related to healthcare, in particular the pharmaceutical business. In recent years, the market conditions for pharmaceutical companies have changed, and the pharmaceutical business must be updated to know customers' needs and interests. Patient- centricity can be the key to triggering the change and leading to improvement. The result couldn't be clearer using the SCOPUS dataset and VOSViewer analysis. Becoming patient-centric is a long way goal, with many obstacles, but the benefits are clear, being an ideology that is very appealing to companies and the supply chain.

Palavras-chave

Medicina
Medicine
Human
Cuidados de saúde -- Health care
Humano
Patient-centricity
Drug development
Medicina baseada no doente
Desenvolvimento de fármacos

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo