Título
SISDAE: sistema de informação de suporte à decisão em administração escolar
Autor
Ferreira, Ana Paula Marreiros Baptista Jacinto
Resumo
pt
O projeto tinha como intenção inicial efetuar um levantamento de indicadores multinível
para um futuro sistema de informação de suporte à decisão em administração escolar
(SISDAE) com base em várias entrevistas a atores educativos. Mas cedo se revela que este
objetivo deveria ser reorientado para demonstração da necessidade urgente de construção
de um sistema de informação centralizado para a administração educativa e formativa. Um
sistema de informação centralizado e aprofundado que permita a decisão informada sobre
um conjunto de matérias e de problemas educativos, como o abandono escolar precoce, o
insucesso escolar, o planeamento em matérias tão críticas como a rede escolar, a oferta
formativa os recursos humanos, os recursos físico ou os recursos económicos. Essa
necessidade é reafirmada pelos vários atores que integram a comunidade educativa, por
antigos ministros da educação ou pela própria Inspeção Geral das Finanças (IGF). Também
as boas práticas internacionais consultadas indicam este mesmo caminho ou como bem
prova o estudo da Escola Simplex.
O que existe hoje em Portugal é sistema hibrido, cujos custos monetários só por si
justificariam a existência de um sistema centralizado. É necessário rapidamente evoluir para
um sistema de informação centralizado na educação.
en
The project intended to conduct a survey of multilevel indicators for a future information system decision support in school administration (SISDAE) based on several interviews with
educational stakeholders. But soon reveals that this goal should be reoriented to
demonstrate the urgent need to build a centralized information system for educational and
training administration. A centralized and detailed information to permit informed on a range
of subjects and educational problems, such as early school leavers, school failure, planning
on matters as critical as school network, the education offer, human resources, physical
resources or economic resources. This need is reaffirmed by the various actors in the
educational community, former ministers of education or the General Finance Inspection
itself. Also consulted with international best practices indicate this same way or as well
proves the School Study - Simplex.
What exists today in Portugal is a hybrid system whose monetary costs alone justify the
existence of a centralized system. We must quickly evolve towards a centralized information system in education.