Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Application of empathy in an entrepreneurial environment: An inside look at how empathy is transmitted by leaders

Autor
Carvalho, João Pedro Alexandre Pires de
Resumo
pt
O objetivo desta dissertação de mestrado é investigar os comportamentos que suscitam a empatia no ambiente de trabalho. Tem havido muito foco na empatia, um conceito complexo enraizado em processos cognitivos, emocionais e comportamentais, em diversas disciplinas académicas. A pesquisa moderna normalmente define empatia como a capacidade de compreender, compartilhar e relacionar-se com as experiências, pensamentos e pontos de vista de outra pessoa. Este estudo analisa como os líderes usam a empatia e o que fazem para motivar os colaboradores ou fazê-los sentir-se valorizados. Eles realizam reuniões semanais para aumentar o moral? Ou apenas perguntam aos funcionários: “Está tudo bem?” enquanto eles passam pelo escritório? O objetivo é fornecer respostas a perguntas como: Que ações tomadas regularmente pelos líderes promovem ou espalham a empatia? Os líderes agem com empatia e consciência ou é apenas um comportamento inconsciente? Os líderes compreendem as vantagens que a empatia pode ter para a sua equipa? O objetivo deste estudo é demonstrar as ações que os líderes realizam para demonstrar empatia. Em termos da arquitetura do recolhimento de dados, esta pesquisa corresponde a um desenho transversal porque é de natureza qualitativa e envolve entrevistas com indivíduos que desempenham o papel de líder. Para tirar conclusões, as informações destas entrevistas também serão examinadas e comparadas com a literatura e outros artigos científicos ou académicos.
en
The goal of this master's thesis is to investigate the behaviors that foster empathy in the workplace. There has been a lot of focus on empathy, a complex concept rooted in cognitive, emotional, and behavioral processes, in several academic disciplines. Modern research typically defines empathy as the capacity to grasp, share, and relate to the experiences, thoughts, and viewpoints of another. This study looks at how managers use empathy and what they do to motivate staff members or make them feel valued. Do they hold weekly meetings to boost morale, or do they just ask staff members, "Is everything okay?" as they pass by the office? The goal is to provide answers to queries like: What actions taken by leaders on a regular basis foster or spread empathy? Do leaders act empathically consciously or is it just a thought in their head? Do leaders understand the advantages empathy can have for their group or business? The purpose of this study is to demonstrate the actions that leaders are taking to demonstrate empathy. In terms of the architecture of the data collection, this research matches a cross- sectional design because it is qualitative in nature and involves interviews with individuals who fulfill the leader role. To draw conclusions, the information from these interviews will also be examined and contrasted with previous research and written works.

Palavras-chave

Liderança
Leadership
Empatia
Empathy
Transmissão
Application
Ambiente empresarial
Transmission
Aplicação
Entrepreneurial environment

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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