Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Social e das Organizações
Título

Competências emocionais dos líderes: o papel da empatia

Autor
Veríssimo, Óscar Manuel de Castro
Resumo
pt
O presente trabalho teve como objectivo testar empiricamente as relações entre empatia e liderança. O estado da arte deste paradigma aponta-nos várias correlações positivas e estatisticamente significativas entre a empatia e uma liderança eficaz. Nesse sentido, o trabalho de investigação aqui apresentado, no qual participaram 36 sujeitos que exercem funções de liderança junto de uma Instituição da Administração Pública procura encontrar fundamentos teóricos que consubstanciem os estudos apresentados. A empatia é um dos constructos essenciais da Inteligência Emocional e segundo alguns estudos, está positivamente relacionada com o desempenho no trabalho. A empatia gera um interesse e apreço para os outros, abrindo o caminho para um relacionamento de trabalho produtivo. Quando aplicada à liderança a empatia poderia permitir melhorar a sua eficácia de liderança e aumentando as chances de sucesso no trabalho. Alguns estudos mostraram já correlações positivas e estatisticamente significativas entre a empatia e uma liderança eficaz. Nesse sentido, o trabalho de investigação aqui apresentado procurou encontrar essa associação em Portugal. Participaram neste estudo 36 sujeitos que exercem funções de liderança junto de uma Instituição da Administração Pública. Foram utilizados como instrumentos o MLQ – Multifactor Leadership Questionnaire para definir o tipo de liderança e o RMET – RAV Reading the Mind in the Eyes Test – Revised Adult Version para medir a empatia dos lideres. Os resultados apontam para uma clara predominância de líderes transformacionais e para algumas correlações significativas entre a liderança e a empatia, especialmente nos homens, na linha do estado da arte sobre este paradigma.
en
This study aimed to empirically test the relationship between empathy and leadership. The state of the art of this paradigm points us several positive correlations and statistically significant between empathy and effective leadership. Accordingly, the research work presented here, which involved 36 subjects who exercise leadership roles with any institution of the public administration seeks to find theoretical foundations to substantiate the studies presented. Empathy is one of the key constructs of emotional intelligence and according to some studies, is positively related to job performance. Empathy creates an interest and appreciation for others, paving the way for a productive working relationship. When applied to leadership empathy could allow improve their leadership effectiveness and increasing the chances of success at work. Some studies have shown positive and statistically significant correlations between empathy and effective leadership. Accordingly, the research work presented here sought to find this association in Portugal. The sample consisted of 36 subjects who exercise leadership roles with any institution of the public administration. They were used as instruments the MLQ - Multifactor Leadership Questionnaire to define the type of leadership and rmet - RAV Reading the Mind in the Eyes Test - Revised Adult Version to measure the empathy of the leaders. The results show a clear predominance of transformational leaders and some significant correlations between leadership and empathy, especially in men, in line with state of the art on this paradigm.

Data

12-fev-2016

Palavras-chave

Liderança
Leadership
Inteligência emocional
Emotional intelligence
Empatia
Empathy
Estilos de liderança
Leadership styles

Acesso

Acesso livre

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