Título
Competências emocionais dos líderes: o papel da empatia
Autor
Veríssimo, Óscar Manuel de Castro
Resumo
pt
O presente trabalho teve como objectivo testar empiricamente as relações entre empatia e
liderança.
O estado da arte deste paradigma aponta-nos várias correlações positivas e estatisticamente
significativas entre a empatia e uma liderança eficaz. Nesse sentido, o trabalho de
investigação aqui apresentado, no qual participaram 36 sujeitos que exercem funções de
liderança junto de uma Instituição da Administração Pública procura encontrar
fundamentos teóricos que consubstanciem os estudos apresentados.
A empatia é um dos constructos essenciais da Inteligência Emocional e segundo alguns
estudos, está positivamente relacionada com o desempenho no trabalho. A empatia gera
um interesse e apreço para os outros, abrindo o caminho para um relacionamento de
trabalho produtivo. Quando aplicada à liderança a empatia poderia permitir melhorar a sua
eficácia de liderança e aumentando as chances de sucesso no trabalho.
Alguns estudos mostraram já correlações positivas e estatisticamente significativas entre a
empatia e uma liderança eficaz. Nesse sentido, o trabalho de investigação aqui apresentado
procurou encontrar essa associação em Portugal.
Participaram neste estudo 36 sujeitos que exercem funções de liderança junto de uma
Instituição da Administração Pública. Foram utilizados como instrumentos o MLQ –
Multifactor Leadership Questionnaire para definir o tipo de liderança e o RMET – RAV
Reading the Mind in the Eyes Test – Revised Adult Version para medir a empatia dos
lideres. Os resultados apontam para uma clara predominância de líderes transformacionais
e para algumas correlações significativas entre a liderança e a empatia, especialmente nos
homens, na linha do estado da arte sobre este paradigma.
en
This study aimed to empirically test the relationship between empathy and leadership.
The state of the art of this paradigm points us several positive correlations and statistically
significant between empathy and effective leadership. Accordingly, the research work
presented here, which involved 36 subjects who exercise leadership roles with any
institution of the public administration seeks to find theoretical foundations to substantiate
the studies presented.
Empathy is one of the key constructs of emotional intelligence and according to some
studies, is positively related to job performance. Empathy creates an interest and
appreciation for others, paving the way for a productive working relationship. When
applied to leadership empathy could allow improve their leadership effectiveness and
increasing the chances of success at work.
Some studies have shown positive and statistically significant correlations between
empathy and effective leadership. Accordingly, the research work presented here sought to
find this association in Portugal.
The sample consisted of 36 subjects who exercise leadership roles with any institution of
the public administration. They were used as instruments the MLQ - Multifactor
Leadership Questionnaire to define the type of leadership and rmet - RAV Reading the
Mind in the Eyes Test - Revised Adult Version to measure the empathy of the leaders. The
results show a clear predominance of transformational leaders and some significant
correlations between leadership and empathy, especially in men, in line with state of the art
on this paradigm.