Teses e dissertações

Mestrado
Estudos de Desenvolvimento
Título

Educação para a cidadania global: Um estudo de caso na Escola Artística António Arroio

Autor
Silva, Natacha Moreira da
Resumo
pt
A Educação para a Cidadania visa formar cidadãos e cidadãs capazes de contribuir para o Desenvolvimento Sustentável, tendo em conta as dimensões económica, social e ambiental, garantindo o equilíbrio entre as necessidades presentes e as futuras gerações. Neste contexto, as Escolas têm um papel fundamental na promoção de uma educação de qualidade que desenvolva as competências, os valores e as atitudes necessárias para tomar decisões informadas tendo como referência os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A Cidadania Global constitui uma abordagem que realça a dimensão global da Educação para a Cidadania e impacto nas políticas, no ensino e na aprendizagem. Considerando a obrigatoriedade da Educação para a Cidadania nos curricula escolares, esta investigação pretende analisar de que forma é abordada e apreendida pelo(a)s estudantes, assim como, eventuais influências na adoção de comportamentos ou atitudes enquanto cidadãos globais. Para tal, foi realizado um estudo na Escola Artística António Arroio mediante a aplicação de questionários a 33 estudantes e entrevistas a 4 docentes do 11º ano de escolaridade no ano letivo de 2022/2023. Os resultados permitiram compreender o modelo educativo adotado pela Escola e as perspetivas sobre a Educação para a Cidadania, sendo que relativamente ao conceito de Cidadania Global, houve uma diversidade de opiniões e práticas, destacando-se a transformação social e a sustentabilidade como valores essenciais. As recomendações para o futuro incluem projetos que promovam uma abordagem mais integrada, reforçando o conhecimento no contexto escolar, ligando a aprendizagem ao ambiente circundante e incluindo temas mais amplos com os quais os alunos se possam identificar.
en
Citizenship Education aims to train citizens who can contribute to Sustainable Development, considering the economic, social and environmental dimensions, guaranteeing a balance between present needs and those of future generations. In this respect, schools have a fundamental role to play in promoting quality education that develops the skills, values and attitudes needed to make informed decisions with reference to the Sustainable Development Goals. The Global Citizenship approach emphasises the global dimension of Citizenship Education and its impact on policies, teaching and learning. Considering that Citizenship Education is mandatory in school curricula, this research aims to analyse how it is approached and understood by students, as well as possible influences on the adoption of behaviours or attitudes as global citizens. To this end, a study was carried out at the António Arroio Art School by administering a survey to 33 students and interviews with 4 teachers from the 11th year of school in the 2022/2023 academic year. The results made it possible to understand the educational model adopted by the school and the perspectives on Citizenship Education. Regarding the concept of Global Citizenship, there was a diversity of opinions and practices, with social transformation and sustainability standing out as essential values. Future recommendations could include projects that promote a more integrated approach, reinforcing knowledge in the school context, linking learning to the surrounding environment, and including broader themes that students can relate to.

Palavras-chave

Cidadania global
Global citizenship
Desenvolvimento sustentável -- Sustainable development
Educação -- Education

Acesso

Acesso livre

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