Título
Repensar e recriar a educação. A escola como contributo para o desenvolvimento comunitário e sustentável
Autor
Carvalho, Rita Costa de Paula
Resumo
pt
A presente dissertação tem como principal objetivo refletir sobre as práticas atuais no âmbito da educação formal e de que modo é possível incluir na mesma uma perspetiva de desenvolvimento comunitário e sustentável. Neste sentido, a questão de partida será: de que modo a Educação e o sistema de ensino podem contribuir para as vertentes de desenvolvimento comunitário e sustentável, atendendo aos desafios ambientais e sociais que enfrentamos atualmente, agindo de forma local e, consequentemente, global?
Sendo que se vivem tempos muito diferentes, em vários aspetos, da altura em que a instituição Escola terá sido criada – os problemas ambientais e sociais exponenciaram em muitos casos –, argumentam-se os motivos pelos quais esta reflexão é não só necessária, mas urgente. A par disto, aprofunda-se o conceito e o contexto histórico do Desenvolvimento e do Desenvolvimento Comunitário e Sustentável, que se ligam diretamente ao tema proposto. Foi efetuada uma pesquisa bibliográfica em torno da história da Escola e quais os seus principais propósitos, referindo as suas principais falhas no processo. Demonstra-se ainda com um estudo de caso, efetuado numa Escola Comunitária de Lisboa, como esta aparente utopia pode ser tornada numa realidade, incluindo a comunidade no processo de mudança e de desenvolvimento, por meio da educação.
en
The main purpose of this dissertation is to reflect on the current practices in the field of formal education and how it is possible to include in it a perspective of community and sustainable development. In this sense, the starting question will be: how can Education and the education system contribute to the community and sustainable development, given the environmental and social challenges we currently face, acting locally and, consequently, globally?
As these times are very different, in several aspects, from the time when the school institution was created - environmental and social problems have, in many cases, increased -, the reasons why this reflection is not only necessary, but urgent, are argued. Along with this, the concept and historical context of Development and Community and Sustainable Development, which are directly linked to the proposed theme, are deepened. Bibliographical research was carried out around the history of the School and what its main purposes are, referring to its main flaws in the process. It is also demonstrated with a case study, carried out in a Community School in Lisbon, how this apparent utopia can be turned into reality, including the community in the process of change and development, through education.