Teses e dissertações

Mestrado
Estudos e Gestão da Cultura
Título

Garçonnes à Portuguesa: A representação da "Mulher Moderna" nas capas da revista ABC (1920-1927)

Autor
Gradinaru, Mihaela
Resumo
pt
No esforço de desenvolver as competências de literacia visual, viaja-se ao passado mediante imagens que rodeiam o espaço social e cultural da década de 1920, conhecida como “Loucos Anos Vinte”. Neste período histórico a mulher emancipa a sua aparência e filosofia de vida, e apesar das opiniões polarizadoras, é inegável o seu papel de protagonista influente na época. A presente investigação recua à produção da imprensa em Lisboa, onde o semanário ABC nasce e divulga com sucesso capas modernistas narrando o perfil da garçonne, “mulher moderna” de cabelo e saia curta. O impacto visual destas imagens é questionado segundo o papel da imprensa enquanto difusor de identidade(s). Considerando as capas da revista ABC e a representação da “mulher moderna”, através de uma análise quantitativa e qualitativa das capas entre 1920-1927. Os resultados da análise confirmam a participação da ABC no fenómeno transnacional da representação da “mulher moderna”, assim como produzem um descritivo característico presente na sua revista. A partir de uma análise comparativa com as tendências estilísticas e temáticas do estrangeiro e a representação da mulher segundo a sua figura, visual e agência, é possível realizar uma leitura que permite uma caracterização desenvolvida de como descrever uma “mulher ABC”.
en
Through the effort of developing visual literary competencies, we travel to the past through images that surround the social and cultural space of the 1920’s, best known as “Roaring Twenties”. In this time, the emancipation of the women is felt through her changed appearance and life philosophy, and although the polarizing opinion, is undeniable her role as an influential protagonist of the era. The following investigation draws back to the press production in Lisbon, where the weekly ABC is born and successfully publishes modernist covers narrating the garçonne profile, a “modern woman” with short hair and short skirts. The visual impact of these images is questioned according to the role of the press as a diffuser of identiy(ies). Considering the covers of ABC magazine and the representation of the “modern women”, through a quantitative and qualitative analysis of the covers between 1920-1927. The analysis results confirm ABC’s participation in the transnational phenomenon of the representation of the “modern woman”, as well as produce a characteristic description present in its magazine. From a comparative analysis with the stylistic and thematic tendencies from the outside and the representation of women according to their figure, visual and agency, it is possible to carry out a reading that allows a develop characterization of how to describe an “ABC women”.

Data

08-jan-2024

Palavras-chave

Representação
Representation
Mulher
Women
Análise
Analysis
Moderna
Anos vinte
Revista ABC
Modern
Twenties
ABC magazine

Acesso

Acesso livre

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