Teses e dissertações

Mestrado
Educação e Sociedade
Título

Perceções e conceções da qualidade na educação profissional: O EQAVET

Autor
Oliveira, Paula Susana Ferreira de
Resumo
pt
Numa altura em que a Educação e Formação Profissional (EFP) assume especial relevância no contexto educativo, com preocupações europeias na definição de padrões europeus de qualidade, surge um Sistema de Garantia de Qualidade nesta área, o Quadro EQAVET (European Quality in Vocational Education and Training – Quadro de referência de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissionais). Este trabalho pretende compreender as diferentes representações e conceções que a qualidade da EFP tem para os diferentes atores educativos e como estas representações se encontram alinhadas com o EQAVET. Com uma metodologia qualitativa, realizou-se um exercício comparativo entre duas escolas profissionais para que se pudesse aferir as diferentes representações acerca da qualidade que cada ator envolvido tem nas escolas profissionais e que tipo de diferenças e regularidades existem são identificadas. As escolas foram selecionadas tendo em conta diferentes contextos geográficos, tipos de financiamento e áreas de Educação e Formação. Assim, realizaram-se seis entrevistas e quatro focus group, tendo por base três dimensões de análise: a conceção de qualidade para os diferentes atores; a sua participação na qualidade educativa; e, finalmente, o tipo de participação que seria expectável nestes processos. Os resultados obtidos permitiram compreender as diferentes representações de qualidade dos vários atores envolvidos no processo educativo e em que medida estas se encontram em conformidade com o Quadro EQAVET. O presente trabalho tem também a expetativa de poder contribuir para uma reflexão acerca da qualidade das escolas profissionais e como tal se pode refletir no desenvolvimento do EQAVET nas escolas profissionais portuguesas.
en
At a time when Vocational Education and Training (VET) take on a special relevance in the educational context, with European concerns regarding the defining of European quality standards, a Quality Assurance System has emerged in this field, The EQAVET Framework (European quality in vocational training – Quality Assurance reference Framework for Vocation Education and Training). This project aims to understand the different representations and conceptions of quality that the VET quality has on different educational actors and how these representations align with EQAVET. Using a qualitative methodology, a comparative exercise was conducted between two vocational schools to assess the different representations of quality that each actor involved has in vocational schools and the consistencies that exist within them. The schools were selected considering different geographical contexts, types of funding, and fields of Vocational Education and Training. Therefore, six interviews and four focus group were conducted, based on three dimensions of analysis: the conception of quality of different actors; their involvement in education quality, and the type of participation that would be excepted in these processes. The results obtained helped to understand the different representations of quality among the educational actors involved in the education process and to what extent these align with the EQAVET Framework. This project also aims to contribute to a reflection on the quality of vocational schools and as such can be reflected on the development of the EQAVET in Portuguese vocational schools.

Data

12-jan-2024

Palavras-chave

EQAVET
Vocational education and training
Quality assurance system
Educação e formação profissional
Escolas profissionais
Sistema de garantia da qualidade
Vocational schools

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo
Política de Cookies
Este portal utiliza cookies e outras tecnologias na navegação do site ...