Título
Criação de marca na indústria de estudos de mercado: Pinta d’amarelo
Autor
Trindade, Nuno Miguel da Rosa Gouveia
Resumo
pt
Este projeto consiste na criação de uma submarca (Pinta d’amarelo) para uma empresa de
estudos de mercado que opera há já 25 anos (More Results). Pretende-se que esta apresente ao
mercado uma proposta de serviços inovadora, que tenha um posicionamento dis;nto de outras
empresas que trabalham nesta indústria e que, do ponto de vista operacional e de comunicação,
atue no meio digital, mais especificamente, no ecossistema das redes sociais.
Na preparação da estratégia de criação desta submarca procedeu-se a uma análise do meio
envolvente nacional e internacional, a uma caracterização do setor dos estudos de mercado e
da empresa-mãe.
Tendo em vista iden;ficar as necessidades das marcas que apoiam as suas decisões em
estudos de mercado e o feedback das pessoas no seu papel de consumidoras, e enquanto
fornecedoras de informação, foi realizado um estudo de mercado aos dois segmentos de clientes
desta submarca (marcas e pessoas/consumidores) tendo-se corroborado alguma informação
anteriormente levantada via desk research. Concluiu-se que as marcas clientes pretendem
credibilidade, agilidade, rapidez, capacidade de resposta, são sensíveis ao preço e querem
painéis mais abrangentes. Já as pessoas, querem conteúdos digitais interessantes e diver;dos,
que as faça envolverem-se, querem premiação, hones;dade e transparência.
A submarca criada assume, assim, um posicionamento em que a palavra do consumidor é
“o novo importante”, a qual se transmite às marcas por via de produtos estandardizados e que
se caracterizam por serem obje;vos, rápidos e pouco onerosos.
Apresenta-se também, neste projeto, o plano de negócios para a sua implementação e um
orçamento previsional.
en
This project involves a sub-brand creation ("Pinta d’amarelo") for a market research
company that has been operating for 25 years (More Results). The goal is to introduce an
innovative service proposal to the market, with a distinct positioning from other companies in
the industry. Operationally and communication-wise, the sub-brand is intended to focus on the
digital environment, specifically within the social media ecosystem.
Preparing the strategy for creating this sub-brand, an analysis of the national and
international environment was conducted, along with a characterization of the market research
sector and the parent company. With the aim of identifying the needs of brands that relies on
market research for decision-making and gathering feedback from individuals in their roles as
consumers and information providers, a market study was conducted on the two customer
segments of this sub-brand (brands and people/consumers). This study validated some
information previously gathered through desk research.
It was concluded that brand clients seek credibility, agility, speed, responsiveness, are price-sensitive, and desire more comprehensive panels. On the other hand, individuals want interesting and fun digital content that engages them, along with rewards, honesty, and transparency.
The created sub-brand thus adopts a positioning where the consumer's voice is "the new
important," conveyed to brands through standardized products characterized by being objective,
fast, and cost-effective.
This project also includes a business plan for implementation and a budget forecast.