Título
Estratégias de employer branding para a atração de talento jovem: As expectativas da geração Z Portuguesa perante as entidades empregadoras
Autor
Bonito, Marta Alexandra Calhau
Resumo
pt
A transformação digital tem desencadeado mudanças profundas no cenário empresarial,
redefinindo estratégias de negócio. Perante esta realidade, a procura por talento qualificado na
globalidade do mercado de trabalho tem-se tornado um desafio incontestável, sendo que o
mercado português não é exceção. O talento pertencente à Geração Z, em particular, apresenta
desafios únicos devido à sua posição singular no contexto laboral.
O presente estudo pretende aprofundar o conhecimento existente sobre a atração de talento
da Geração Z portuguesa, explorando as suas preocupações face à conjuntura atual, as
expectativas que alocam às entidades empregadoras e a identificação das dimensões de
atratividades que mais valorizam.
Adicionalmente, o estudo explora se o género, os anos de experiência e as áreas de interesse
profissional dos indivíduos desta geração tem impacto no grau de valorização que atribuem às
dimensões.
Para esse efeito, recorreu-se a uma metodologia quantitativa através de um questionário
que inquiriu 229 sujeitos da geração alvo. O instrumento de pesquisa baseou-se na Employer
Attractiveness Scale desenvolvida por Berthon et.al (2005). As dimensões operacionalizadas
nesta escala e os respetivos atributos inerentes a cada uma, permitem apurar os fatores de
atratividade organizacional a que os inquiridos dão maior importância quando procuram um
empregador.
Os resultados têm implicações práticas para as organizações que pretendam atrair talento
jovem português. São apresentados contributos relevantes para a criação de propostas de valor
que atendam às necessidades do público-alvo, destacando a pertinência de estratégias da Marca
Empregadora adaptadas à realidade da Geração Z.
en
Digital transformation has triggered deep changes in the business landscape, redefining
business strategies. In light of this reality, the demand for qualified talent in the global job
market has become an undeniable challenge, and the Portuguese market in no exception. Talent
from Generation Z presents unique challenges due to its distinct position in the labor context.
This study aims to deepen the existing knowledge regarding the attraction of Portuguese
Generation Z talent. It explores their concerns about the current situation, the expectations they
have for employers, and the identification of the attractiveness dimensions they value the most.
Additionally, the study intends to investigate whether gender, years of experience, or the
professional areas of interest of individuals in this generation impacts the degree of importance
assigned to these dimensions.
To accomplish this, a quantitative methodology was employed using a questionnaire that
surveyed 229 subjects from the target generation. The research instrument was based on the
Employer Attractiveness Scale developed by Berthon et al. (2005). The dimensions
operationalized in this scale and their respective attributes allow for the identification of the
organizational attractiveness factors that respondents prioritize when seeking an employer.
The results hold practical implications for organizations seeking to attract Portuguese
young talent. They provide relevant insights for crafting Employer Value Propositions that meet
the needs of the target audience, emphasizing the importance of Employer Branding strategies
tailored to the realities of Generation Z.