Título
How companies can capture and retain generation Z talent: The influence of employer branding dimensions on talent management
Autor
Batalha, Carolina Maria Roussado
Resumo
pt
O mercado de trabalho está em constante mudança, não só porque atravessou um período de
pandemia que deu origem a diferentes formas de trabalho, mas também porque abrange agora
uma nova geração com perspetivas, necessidades e ambições diferentes - a Geração Z.
O modelo organizacional tradicional já não é adequado para atender às expectativas dessa
geração e, para que as empresas consigam competir na atual guerra de talento, precisam de
acompanhar as tendências de evolução do mercado. Contrariamente às gerações anteriores, que
colocam o salário e a ascensão de carreira como prioridade, esta geração tende a não querer
replicar este estilo de vida.
Com base numa abordagem quantitativa feita através da recolha de dados por questionário, o
estudo investiga as características da Geração Z, o que estes profissionais procuram numa
proposta de emprego e o que os motiva a permanecer numa organização. Além disso, analisa a
influência das dimensões do Employer Branding na atração e retenção de talentos, identificando
as dimensões mais valorizadas nesse processo.
Os resultados desta pesquisa fornecem um contributo significativo para as empresas
interessadas em atrair e reter talentos da Geração Z. Ao compreender as preferências e
necessidades específicas dessa geração, permite às organizações adaptar as suas estratégias de
gestão de talentos, tornando-se mais atrativas e competitivas no atual mercado de trabalho.
Este estudo contribui para a literatura existente, uma vez que ainda existe uma lacuna de
conhecimento sobre como gerir o talento da Geração Z.
en
The labor market is constantly changing, not only because it has gone through a pandemic
period that has given rise to different ways of working, but also because it now embraces a new
generation with different perspectives, needs, and ambitions - Generation Z.
The traditional organizational model is no longer adequate to meet the expectations of this
generation, and for companies to be able to compete in the current war for talent, they need to
keep up with market trends. Unlike previous generations, who put salary and career
advancement as a priority, this generation tends not to want to replicate this lifestyle.
Based on a quantitative approach through questionnaire data collection, the study investigates
the characteristics of Generation Z, what these professionals look for in a job offer, and what
motivates them to stay with an organization. In addition, it analyzes the influence of employer
branding dimensions on talent attraction and retention, identifying the most valued dimensions
in this process.
The results of this research provide a significant contribution for companies interested in
attracting and retaining Generation Z talent. Understanding the specific preferences and needs
of this generation, allows organizations to adapt their talent management strategies, becoming
more attractive and competitive in the current labor market.
This study contributes to the existing literature, as there is still a knowledge gap in managing
Generation Z talent.