Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

A análise da transformação digital nas PMEs em Portugal

Autor
Manta, Tiago Castro
Resumo
pt
A era digital, com a sua evolução, provocou alterações na forma de agir dos atores que comunicam com o seu público. As organizações têm confiado cada vez mais nos computadores e na tecnologia para as suas operações diárias. Num mercado cada vez mais competitivo, em permanente e rápida mutação, exigem-se novas formas de alinhar os sistemas de informação e tecnológicos com o negócio. Desta forma, atividades como o planeamento ou a tomada de decisão podem ser mais bem suportadas, potenciando assim o desempenho organizacional. O objetivo do presente estudo é avaliar o nível de implementação e o impacto da transformação digital (TD) nas pequenas e médias empresas (PMEs) em Portugal. Tendo os objetivos específicos de avaliar a perceção das empresas face aos benefícios da transformação digital, identificar as principais barreiras inerentes à sua implementação, bem como determinar o seu impacto nos processos de negócio das PMEs em Portugal. Para a recolha dos dados utilizados nesta investigação, recorreu-se a métodos como a pesquisa bibliográfica, assim como a um inquérito elaborado a partir de um questionário com perguntas de resposta fechada e de escolha múltipla. A análise dos resultados obtidos permitiu aferir que os participantes partilham a opinião de que existem inúmeras vantagens na transformação digital em empresas, já que facilitaria as atividades e relações empresariais. Todavia, há que referir que todo este processo enfrenta um caminho ainda longo e sinuoso, repleto de críticos obstáculos a serem eliminados ou contornados para que esta mudança seja possível em Portugal.
en
The digital era, with its evolution, has caused changes in the way actors who communicate with their audience’s act. Organizations have increasingly relied on computers and technology for their daily operations. In an increasingly competitive market, constantly changing at a fast pace, new ways of aligning information and technological systems with the business are required so that activities such as planning or decision-making can be better supported to improve organizational performance. The objective of this study is to evaluate the level of implementation and impact of digital transformation (DT) in small and medium enterprises (SMEs) in Portugal. It has the specific objectives of evaluating companies' perception of the benefits of digital transformation, identifying the main barriers inherent in its implementation, as well as determining its impact on business processes of SMEs in Portugal. To collect the data used in this investigation, the following methods were carried out: bibliographical research and a survey using a questionnaire with closed and multiple-choice questions. The analysis of the results obtained allowed us to ascertain that the participants share the opinion that there are numerous advantages in digital transformation in companies. However, it must be mentioned that this whole process faces a long and winding road, full of critical obstacles to be eliminated or overcome for this change to be possible in Portugal.

Palavras-chave

Portugal
Análise
Analysis
Comparação
Tecnologia da informação -- Information technology
Empresa -- Company
Comparison
Transformação digital -- Digital transformation

Acesso

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