Teses e dissertações

Mestrado
Economia da Empresa e da Concorrência
Título

O turismo da saúde e bem-estar em Portugal

Autor
Branco, Carlos Manuel Ferraz
Resumo
pt
Este estudo visa analisar o setor do turismo da saúde e bem-estar dentro do contexto português, este é um setor que se pode dividir em dois segmentos, o turismo médico e o turismo do bem-estar, no primeiro caso o que se analisa é a decisão de viajar para ter acesso a um procedimento médico noutro país, no segundo caso o que está em causa é a vontade em viajar para aceder a um conjunto de serviços de carácter preventivo ou de tratamento continuado de uma condição crónica, dentro de uma visão holística que reúne tratamentos tanto a nível físico como psicológico. De forma a efetuar esta análise, primeiro caraterizei de forma geral e dentro de um contexto internacional, o setor do turismo convencional e a segmentação que ocorre no mesmo, depois caracterizei o segmento do turismo da saúde e bem-estar, para posteriormente poder analisar separadamente o segmento do turismo médico e o do turismo do bem-estar, e neste último caso apresentado a realidade do termalismo em Portugal. De seguida e para melhor compreender a realidade portuguesa deste setor, procurei fazer uma análise da concorrência sustentada em dois casos, um primeiro de concorrência na vertente do turismo médico e o segundo na vertente do turismo do bem-estar. Finalmente usei como estudo de caso o Health Cluster Portugal, para assim poder introduzir de forma mais detalhada a realidade portuguesa, demonstrado as forças e fraquezas da mesma numa comparação com alguns dos seus mercados rivais e assim perceber a competitividade deste setor em Portugal.
en
This study aims to analyze the health and wellness tourism sector within the context of Portugal, this is a sector that can be divided into two segments, medical tourism and wellness tourism, in the first case what is analyzed is the decision to travel to have access to a medical procedure in another country for various reasons, in the second case it is the willingness to travel to access a range of preventive or continuous treatment services for a chronic condition, within a holistic vision that brings together both physical and psychological treatments. In order to carry out this analysis, I first characterized in general and within an international context, the conventional tourism sector and the segmentation that occurs in it, then characterized the health and wellness tourism segment, so that later I could analyze separately the medical tourism segment and the wellness tourism segment, and within this last case the reality of thermalism in Portugal is presented. Next and to better understand the Portuguese reality of this sector, I tried to make an analysis of the competition supported by two case studies, the first one directed at medical tourism case and the second one at wellness tourism. Finally I used the Health Cluster Portugal as a case study so that I could introduce the Portuguese reality in more detail, demonstrating its strengths and weaknesses in comparison with some of its rival markets and thus understand the competitiveness of this sector in Portugal.

Palavras-chave

Portugal
Saúde
Segmentação
Segmentation
Termalismo
Análise
Analysis
Turismo médico
Medical tourism
Economia do turismo
Turismo do bem-estar
Wellness tourism
Bem-estar -- Welfare
Competitividade -- Competitiveness
Análise da concorrência -- Competition Analysis

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo