Título
Envelhecimento ativo nas narrativas de vida de utentes de centro de dia : meio rural e urbano
Autor
Rebelo, Rita Alexandra Vieira
Resumo
pt
Face ao aumento da esperança média de vida e ao aumento populacional de idade superior a
65 anos, sente-se a necessidade de promover um envelhecimento ativo cada vez mais cedo no
sentido de evitar o isolamento e a passividade. No seu percurso de vida, o ser humano sofre
influências do meio onde está inserido e influencia o mesmo. Estas influências e escolhas
contribuem para a qualidade de vida a ter na idade da reforma. Os objetivos propostos para
este estudo passam por perceber o impacto dos vários ecossistemas no processo de
envelhecimento ativo, identificar as estratégias utilizadas para ultrapassar dificuldades, tomar
decisões ao longo do ciclo de desenvolvimento e compreender o desenvolvimento ao longo da
vida de utentes seniores de centro de dia. Foram recolhidas narrativas de vida de 12 utentes
com mais de 65 anos, participantes de um programa de estimulação cognitiva de dois centros
de dia (meio urbano e rural). Através da análise de resultados, percebeu-se a importância do
micro e mesossistema no processo de envelhecimento ativo do utente, assim como as
estratégias utilizadas para ultrapassar dificuldades e tomar decisões ao longo do ciclo de
desenvolvimento. Verificou-se ainda a saúde como um ponto-chave de diferença entre o meio
urbano e rural no desenvolvimento ao longo da vida. Concluiu-se que o centro de dia tem um
papel primordial para a sensibilização e promoção do envelhecimento ativo, tanto para as camadas mais jovens (que recebem essa sensibilização através dos seus utentes), como para os mais velhos.
en
Facing an increase of life expectancy and population growth over the age of 65, the need to
promote earlier active aging is felt, so that isolation and inactiveness are avoided. In the
course of their life, humans influence its surroundings, being influenced by these same
surroundings themselves. These influences and choices contribute to the quality of life to be
had at a retirement age. The proposed objectives for this study aim to realize the impact of the
various ecosystems on the active aging process, identify strategies used to overcome
difficulties, make decisions throughout the development cycle and understand the
development throughout the life of senior care receivers in day care centers. Life narratives of
12 of these seniors were gathered. These seniors were over the age of 65 and participated in a
cognitive stimulation program of two day care centers (urban and rural areas). Through the
analysis of the results, we realized the importance of micro/mesosystems in the active aging
process of the senior, as well as the strategies used to overcome difficulties and make
decisions throughout the development cycle. We also confirmed health as a key point of
difference between urban and rural areas in development throughout life. It was concluded
that day care centers have a key role in raising awareness and promoting active aging for both
for a younger generation (which gets that awareness through their care receivers) and for na elder generation.