Título
O planeamento educativo das autarquias: O caso de Oeiras
Autor
Ferro, Joana
Resumo
pt
Esta dissertação pretendeu investigar como funciona o planeamento educativo nas autarquias,
avaliando as competências que estas têm, e que foram acumulando com a descentralização de
competências dos últimos anos.
Optou-se pelo método do estudo de caso, selecionando o Município de Oeiras para esse efeito,
que no ano corrente finalizou a nova Carta Educativa, que serviu de base para esta investigação
por ser um dos mais importantes instrumentos de planeamento educativo de uma autarquia. A
técnica de recolha de dados utilizada foram as entrevistas semiestruturadas aos técnicos da
Câmara Municipal de Oeiras, diretores de agrupamento de escolas e elementos da equipa de
investigação que colaborou com o município na elaboração deste documentos.
Para a realização desta tese de dissertação realizou se previamente uma análise documental
sobre a história da educação em Portugal, nomeadamente, da descentralização de competências
para as autarquias, as competências que estas detém no momento, e, por fim, os tipos de
Planeamento Educativo que existem e os objetivos da Carta Educativa.
Depois da análise dos dados recolhidos, juntamento com o enquadramento teórico constatou-se que o planeamento educativo de uma autarquia não envolve só o departamento de educação,
mas os demais departamentos para que em conjunto cheguem aos melhores resultados, pois a
Educação é responsabilidade de todos. Percebeu se através dos vários testemunhos as etapas
para elaborar uma Carta Educativa, os métodos usados para o fazer, e a melhor forma que o
município encontrou para a tomada das decisões finais, entre todos, no Conselho Municipal de
Educação.
Por fim, importa salientar, o trabalho em equipa que foi testemunhado, e a dedicação dos
intervenientes, que sem dúvida foram pontos fulcrais para a realização deste importante
instrumento de Planeamento.
en
This dissertation intended to investigate how educational planning works in municipalities,
assessing the competences they have, and which have been accumulating with the
decentralization of competences in recent years.
We opted for the case study method, selecting the Municipality of Oeiras for this purpose,
which in the current year finalized the new Educational Charter, which served as the basis for
this investigation, as it is one of the most important educational planning instruments of an
autarchy. The data collection technique used was semi structured interviews with technicians
from the Municipality of Oeiras, school group directors and members of the research team that
collaborated with the municipality in the preparation of these documents.
In order to carry out this dissertation thesis, a documental analysis was previously carried out
on the history of education in Portugal, namely, the decentralization of competences to the
municipalities, the competences that they currently hold, and, finally, the types of Educational
Planning that exist and the objectives of the Education Charter.
After analyzing t he collected data, together with the theoretical framework, it was found that
the educational planning of a municipality does not only involve the education department, but
the other departments so that together they reach the best results, since Education is everyone's
responsibility. It was perceived through the various testimonies the steps to prepare an
Educational Charter, the methods used to do so, and the best way that the municipality found
to make the final decisions, among all, in the Municipal Council of Education.
Finally, it is important to emphasize the teamwork that was witnessed, and the dedication of
the intervenients, which without a doubt, were key points for the realization of this important
planning instrument.