Título
The impact of augmented reality in cosmetic brands: The influence of virtual try-on tools on the decision-making process of portuguese women
Autor
Gaudich, Maria Carta
Resumo
pt
Com a crescente prevalência das tecnologias digitais no marketing, é crucial compreender
como a Realidade Aumentada (RA) molda o comportamento do consumidor. Esta tese
investiga o impacto das tecnologias de RA, especificamente as ferramentas de
Experimentação Virtual (VTO), no processo de tomada de decisão online das mulheres
portuguesas na indústria dos cosméticos. A investigação aborda uma questão-chave:
como é que as ferramentas de VTO influenciam a intenção de compra dos consumidores?
A recolha de dados foi desenvolvida em três fases. Para incorporar a exposição dos
participantes ao estímulo (sistema de VTO) na investigação, os dados foram recolhidos
online através de dois questionários estruturados (método quantitativo), antes e depois da
experiência de VTO (recolha de dados experimental). As respostas foram analisadas
através de estatística descritiva e inferencial para explorar as relações propostas no
modelo concetual apresentado.
Os resultados mostram que a Informação sobre os Produtos, a Qualidade do Sistema
e a Congruência com a Realidade tiveram um impacto positivo na Utilidade Percebida de
um sistema VTO de maquilhagem. Surpreendentemente, a Congruência com a Realidade
não afetou significativamente o Valor de Entretenimento Percebido de um sistema de
VTO de maquilhagem, mas a Interatividade, sim. A Facilidade de Utilização Percebida
influencia tanto a Utilidade Percebida como o Valor de Entretenimento Percebido de um
sistema VTO de maquilhagem. Estes dois últimos aspetos mostraram ser bons indicadores
das Atitudes dos consumidores relativamente à adoção de um sistema de VTO. Pelo
contrário, a Facilidade de Utilização Percebida de um sistema de VTO não o foi.
Curiosamente, as preocupações com a Privacidade não tiveram um impacto negativo nas
Atitudes dos consumidores relativamente à utilização de um sistema de VTO de
maquilhagem. Por conseguinte, os resultados mostram que as Atitudes positivas dos
consumidores em relação a um sistema de VTO de maquilhagem têm um impacto positivo
na sua Intenção de Utilizar esta ferramenta para efetuar compras online de produtos de
maquilhagem.
en
With the growing prevalence of digital technologies in marketing, understanding how
Augmented Reality (AR) shapes consumer behaviour is crucial. This thesis investigates
the impact of AR technologies, specifically Virtual Try-on (VTO) tools, on the online
decision-making process of Portuguese women in the cosmetics industry. The research
addresses a key question: how does VTO tools influence consumers’ purchasing
intention?
Data collection was carried out in three phases. To incorporate the participants'
exposure to the stimulus (VTO system) into the research, data was collected via two
structured online questionnaires (quantitative method), before and after the VTO
experience (experimental data collection). Responses were analysed through descriptive
and inferential statistics to explore the proposed relationships in the conceptual model
presented.
The results show that Product Informativeness, System Quality, and Reality
Congruence positively impacted the Perceived Usefulness of a VTO system for makeup.
Surprisingly, Reality Congruence did not significantly affect the Perceived Entertainment
Value of a VTO system for makeup, but the Interactivity feature did. Perceived Ease of
Use of a VTO system influences both the Perceived Usefulness and the Perceived
Entertainment Value of a VTO system for makeup. These last two were found to be good
predictors of consumer Attitudes toward VTO adoption. On the contrary, Perceived Ease
of Use of a VTO system was not. Interestingly, Privacy Concerns did not have a negative
impact on consumers’ Attitudes towards using a VTO system for makeup. The results
therefore show that consumers’ positive attitudes towards a VTO system for makeup have
a positive impact on their Intention to Use this tool to make online purchases of makeup
products.