Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

Environmental sustainability in football clubs' strategy: The perception of Sporting Clube de Portugal's fans

Autor
Carvalho, Joana do Vale Viegas Silva
Resumo
pt
O mundo está em emergência climática, tornando a sustentabilidade ambiental e a responsabilidade social corporativa relevantes em todos os setores. Coerentemente, os clubes de futebol têm vindo lentamente a introduzir na sua estratégia organizacional iniciativas para reduzir o impacto negativo que o sector tem no ambiente. Devido à sua enorme visibilidade, estes esforços podem não só ter um impacto positivo no ambiente, mas também inspirar a comunidade. Neste estudo foram realizadas entrevistas assíncronas a uma amostra de 95 adeptos do Sporting Clube de Portugal, com o objetivo de analisar (1) o seu nível de sensibilização para a sustentabilidade ambiental, (2) a eficácia da comunicação do Sporting sobre a introdução desta temática na sua estratégia, e (3) a forma como os adeptos percecionam e (4) são impactados por esses esforços. Os resultados mostram que os adeptos acreditam que a sustentabilidade ambiental é relevante no setor do futebol, mas que a maioria desconhece as medidas que estão a ser implementadas pelo clube. Considerando ainda que estas medidas devem focar-se em áreas como os transportes, a eficiência energética, o estádio e os eventos desportivos. Deste modo, os resultados evidenciaram a necessidade de uma melhor estratégia de comunicação das medidas de sustentabilidade ambiental que estão a ser implementadas pelo clube, o que poderá trazer vantagem competitiva ao Sporting e criar um impacto positivo nos seus adeptos.
en
The world is in a climate emergency, which makes environmental sustainability and corporate social responsibility relevant in all sectors. Football clubs have been slowly introducing initiatives in their organizational strategy to reduce the negative impact the sector has on the environment. Due to their huge visibility, these efforts can not only have a positive impact in the environment, but also inspire the community. Asynchronous interviews were conducted to a sample of 102 Sporting supporters, aiming at analyzing the level of awareness of Sporting fans to environmental sustainability, the effectiveness of Sporting’s communication about introducing this thematic in its strategy and how the supporters perceive and are impacted by those efforts. The results show that the supporters believe environmental sustainability is relevant in the football sector, but most are unaware of measures being implemented by the club, considering initiatives should tackle transportation, energy efficiency, the stadium and the sports events. This highlighted the need for a better communication strategy of the efforts being put in place by the club, which could bring competitive advantage to Sporting and create a positive impact on its fans.

Data

14-fev-2024

Palavras-chave

Estratégia organizacional
Organizational strategy
Clubes de futebol
Football clubs
Sporting Clube de Portugal
Football fans
Responsabilidade social das empresas -- Corporate social responsibility
Sustentabilidade ambiental -- Environmental sustainability
Adepto de futebol

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo