Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Percepções e práticas de responsabilidade social empresarial no futebol profissional português: o caso dos três grandes

Autor
Magalhães, Pedro Manuel Andrada Pinto Cabral de
Resumo
pt
Apesar da vasta bibliografia existente sobre a Responsabilidade Social Empresarial (RSE), pouco se consegue encontrar quando se junta as variáveis desporto e futebol. Neste sentido, este estudo foi desenvolvido com o intuito de responder a um conjunto de questões sobre a RSE e a forma como esta se encontra integrada na estrutura das três principais Sociedades Anónimas Desportivas (SAD) do futebol profissional português – Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Portugal e Sport Lisboa e Benfica. Esta investigação procurou averiguar sobre a convicção e aplicação da SER, por parte dos dirigentes responsáveis pela sua aplicação, nas três principais SAD do futebol profissional português. Para isso, foi desenvolvido um questionário semi-estruturado que inquiriu quanto à definição, à percepção, à integração e às práticas de RSE nas SAD em estudo. Os resultados demonstraram que estas SAD encaminham a aplicação de medidas de RSE para um departamento específico do grupo. Esta dissociação de responsabilidades aponta para uma ineficaz integração da RSE na estrutura organizativa dos clubes, verificando-se sim uma clara associação à vertente dos apoios sociais externos e à formação de jovens com um maior número de princípios éticos e morais. Verificou-se também uma consciência enérgica dos dirigentes dos clubes para os benefícios resultantes da prática de iniciativas de RSE, existindo contudo um longo caminho a percorrer para uma melhor e maior expressão da RSE no seio das estruturas destes clubes e no papel que estes desempenham para as comunidades envolventes.
en
Despite the vast literature on Corporate Social Responsibility (CSR), so far little has been done from the perspective of sport and more specifically football. Thus, this study was developed in order to respond to a series of questions about CSR and how it is integrated in the structure of the three major football clubs of the Portuguese Professional Football League - FC Porto, Sporting Clube Portugal and Sport Lisboa e Benfica. This research sought to assess the level of determination on and implementation of CSR by those responsible for its implementation in the three major football clubs of the Portuguese Professional Football League. For this purpose, we developed a semi-structured questionnaire that inquired about the definition, perception, integration and practice of CSR in the football clubs under scrutiny. Findings from this study showed that these football clubs entrust the implementation of CSR measures to a specific department within the club. This separation of responsibilities points to an ineffective integration of CSR into the organizational structure of football clubs; there is, however, a clear association to external social supports and training of young people based on a greater number of ethical principles. There was also a strong awareness of the club managers of the benefits arising from the practice of CSR initiatives, but there is still a long way to go to achieve a better and higher expression of CSR within the structures of these clubs and in the role they play for the surrounding communities.

Data

09-ago-2011

Palavras-chave

Questionário
Questionnaire
Football clubs
Corporate social responsibility (CSR)
Responsabilidade Social Empresarial (RSE)
Sociedades Anónimas Desportivas
Estrutura Organizativa
Organizational Structure

Acesso

Acesso livre

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